Parque Maurílio Biagi recebe compensação ambiental devido a construção de pista de skate

Ao todo, foram plantadas 15 mudas de espécies nativas e frutíferas domésticas

Prefeito Duarte Nogueira auxiliando o plantio de árvores no interior do parque municipal - foto: Fernando Gonzaga

Na manhã deste sábado, dia 20 de junho, integrantes da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, promoveram o início do novo plantio de árvores no Parque Ecológico Maurílio Biagi, localizado na zona Oeste da cidade. Nesta etapa inicial foram plantadas 15 mudas fornecidas pelo horto municipal com altura mínima de 1,5 metro e com boas condições fitossanitárias e nutricionais.

O plantio destas mudas ocorre após a extração de 31 árvores (entre nativas e espécies exóticas) para a construção de uma das maiores pistas de skate do Brasil. Ao todo, serão plantadas no local e no entorno um total de 300 mudas. Essa medida de compensação ambiental é realizada sob o acompanhamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em conjunto com a Secretaria Municipal de Obras e Secretaria de Esportes, através de seus especialistas e corpo técnico considerando legislação vigente.

Todos os procedimentos são necessários, tendo em vista se tratar de área de preservação permanente, regida por regras da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente e pelos órgãos federais, como o IBAMA. Assim, foram feitos estudos para que não ocorra redução do número de árvores no local. Os estudos foram feitos em novembro do ano passado e os resultados preveem a extração de árvores com reposição/compensação e transplante de locais, em alguns casos.

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, ressaltou que essas novas árvores  fazem parte da mitigação ambiental para a implantação da pista de skate no local. “Me lembro que no início da década de 1980, quando este parque foi fundado pelo então prefeito Antônio Duarte Nogueira, eu estive aqui presente como ele, plantei algumas das mudas destas árvores que hoje estão frondosas, não tinha como deixar de lembrar. Portanto, essa questão da relação ambiental no desenvolvimento da cidade é algo extremamente importante. Hoje, mais uma vez, reforçamos esse compromisso da sustentabilidade na cidade de Ribeirão Preto”, destacou o chefe do Executivo.

O ato do plantio também foi marcado pela presença do Secretário Municipal de Esportes, Marcos Pacheco; da Secretária Municipal do Meio Ambiente, Sônia Valle e do superintendente da Guarda Civil Metropolitana, Domingos Fortuna.

Nenhuma postagem para exibir