Morre, aos 67 anos, a professora Fátima Fernandes, em Ribeirão

Figura histórica do PSTU, ela foi candidata duas vezes a prefeita de Ribeirão; Apeoesp divulga nota de pesar

Fátima Fernandes foi candidata duas vezes prefeita em Ribeirão - Foto: Redes Sociais

Morreu em Ribeirão Preto, neste domingo (21), aos 67 anos, a sindicalista e professora Fátima da Silva Fernandes de Sousa. Ela foi candidata a prefeita em Ribeirão duas vezes, ambas pelo PSTU, e foi diretora, por muitos anos, da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo).

Segundo depoimentos de amigos da professora, a professora lutava contra um câncer de pulmão há algum tempo e também tinha outros problemas de saúde.

Fátima foi a concorrente do PSTU em duas eleições majoritárias na cidade, e também se candidatou outras vezes a vereadora. Nunca foi eleita. Recentemente, em 2015, deixou o partido e, acompanhada de outras figuras históricas da sigla, ingressou no Psol.

“Com profundo pesar recebi a notícia do falecimento da grande amiga e lutadora Fátima Fernandes. Desde 1995, quando a conheci e comecei a me dedicar a política sindical e partidária e social, acumulamos uma grande trajetória de lutas, no então PSTU. Hoje, no Psol, ainda nos ensinava muito na sua dedicação, coerência e firmeza na luta por uma sociedade mais justa e socialista”, afirmou o professor Mauro Inácio, companheiro de partido de Fátima e também sindicalista.

Apeoesp

Em nota, a Apeoesp lamentou a morte. “É com muito pesar que comunicamos o falecimento da nossa querida companheira, Fátima da Silva Fernandes. Fátima é uma daquelas imprescindíveis, incansável lutadora. Lutou pela escola pública, pelas injustiças, por uma sociedade justa e pelo socialismo. Travou também uma batalha com sua doença. Hoje ela se foi, mas sua passagem não foi em vão, ela deixa um legado de aprendizado, de fraternidade, de amor a vida que não devemos esquecer”, disse o sindicato.

O velório de Fátima Fernandes ser realizado no Memorial Campos Elíseos.
Rua Fernão Sales 1287
Campos Elíseos
Sala Rubi
Horário: 7:00 até as 9:00 horas da manhã.
É obrigatório uso de máscaras e só poderão entrar 10 pessoas por vez.

Nenhuma postagem para exibir