Morador do Sumarezinho recebe conta com 1.000% de aumento e reclama do Daerp

Daerp afirma que está fazendo a cobrança baseado em uma média

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Um morador no Sumarezinho, zona Oeste de Ribeirão Preto, teve aumento de 1000% em sua conta de água. Segundo ele, não há motivo para a mudança. Ele reclama de abusividade do Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) e pede providências.

Silvio Luis, o morador, afirmou ao Grupo Thathi que sua conta de água foi calculada baseada em uma média. “Minha média de consumo era de R$ 40 a R$ 50 reais, mas, devido a um vazamento que teve na minha casa, veio R$ 500 reais de água. Eu consertei o vazamento e agora eles (Daerp) estão baseando minha conta em cima desse valor. O que eles me alegaram é que não tem ninguém no imóvel. Então eles não conseguem fazer a medição e jogam a média.” disse Silvio.

De acordo com Silvio, os agentes do Daerp conseguem ter acesso ao relógio de sua casa, pois está a vista de forma acessível. Além disso, ele já ligou no 115 para passar os números corretos do hidrometro e não obteve resposta.

“Eles falaram que não estão fazendo a leitura da água devido ao covid-19, porém, eles estão entregando as contas. Não custa eles fazerem a medição da leitura, mas eles alegaram que não podem fazer porque não podem entrar na residencia”.

Outro lado

O Daerp emitiu uma nota dizendo que em função da pandemia houve uma redução do número de servidores que fazem a leitura, e também houve uma grande recusa por parte da população. Por conta disso, o Daerp passou a fazer a cobrança pela média.

No caso das empresas, ou Daerp voltou a fazer a leitura dos estabelecimentos comerciais e industriais. Em muitos locais os estabelecimento estão fechados, e não tem como fazer a leitura. Nestes casos o próprio usuário pode passar a leitura pelo telefone 115. No site do Daerp há os períodos de leitura de cada bairro, o usuário deve passar a leitura dentro destes períodos.

Atualização

O Daerp entrou em contato com o Grupo Thathi e informou que enviou uma equipe à casa do munícipe nesta terça-feira (16). “O Daerp já esteve na casa do usuário fez a leitura e está encaminhando as contas dos meses de referência 03, 04 e 05 com os valores corrigidos”, disse a autarquia, em nota.

Ainda segundo o Daerp, o usuário tiver alguma divergência com relação aos valores ele pode entrar em contato com o Daerp pelos e-mails atendimento@daerp.com.br, atendimentointerno@daerp.com.br ou leitura@daerp.com.br. “Os usuário também podem eles próprios efetuarem a leitura e encaminhar para o e-mail leitura@daerp.com.br ou pelo telefone 115”, disse a autarquia.