Mato alto faz prefeitura mudar radar de lugar na zona Sul de Ribeirão

Equipamento teve que ser colocado no acostamento da avenida; motoristas criticam ação

Imagens: Leonan Fernandes

A Prefeitura de Ribeirão Preto adotou uma medida curiosa para permitir que um radar móvel, instalado na avenida Presidente Vargas, zona Sul de Ribeirão, continuasse a multar: retiraram o equipamento do canteiro lateral, coberto pelo mato, e instalaram o equipamento no acostamento.

A situação foi flagrada por telespectadores do Grupo Thathi, que filmaram a operação do radar e nos enviaram. Instalado na base de um poste, o aparelho, que deveria ser colocado no canteiro lateral da pista, fiscaliza a velocidade, que está limitada a 60 km por hora nesse trecho.

Quem trafega pelo local relata que a mudança tornou difícil a visualização do equipamento, mesmo com a presença de um agente de trânsito no local.  

Análise

Segundo o advogado especialista em trânsito Adhemar Padrão, o radar pode estar em local inadequado. “É preciso ver se esse é ponto de radar. Porque móvel é o equipamento, mas o ponto é fixo. Tem um estudo para isso, mas os locais nunca são apresentados”, disse.

Procurada, a Transerp não informou se é normal a mudança no local do radar nem se o ponto colocado é o recomendado para radares.

Nenhuma postagem para exibir