Incêndio atinge mata nas proximidades do Parque Curupira

Defesa Civil diz que incêndio pode ter sido criminoso e faz alerta para tempo seco

Guarda Civil Metropolitana de Ribeirão Preto e Corpo de Bombeiros apagam fogo - Foto: Reprodução

Uma mata que fica atrás do Parque Curupira pegou fogo e atingiu árvores e bambus, o incêndio aconteceu por volta das 19h20 de terça-feira (10). 

De acordo com o diretor operacional da Guarda Civil Metropolitana e da Defesa Civil, Domingos Fortuna, quando a GCM estava fazendo ronda pelo local visualizaram a fumaça na parte de trás do parque e pediram reforços do Corpo de Bombeiros.

“Aparentemente o incêndio foi criminoso por ter sido em pontos diferentes e com uma distância de alguns metros”, disse Fortuna.

A baixa umidade relativa do ar e as altas temperaturas dos últimos dias fazem com que o fogo tenha uma proporção grande e as chamas se propagem mais facilmente, “por isso é importante que a população quebre esse paradigma de usar fogo para limpar terrenos e queimar lixos”. 

A Defesa Civil faz alerta para o clima seco e orienta que a população faça as atividades físicas no período da manhã, entre 6h e 10h, e evite sair ao sol das 11h às 16h. Fortuna diz ainda que é “importante consumir bastante água e manter o ambiente umidificado. Ter uma atenção especial com as crianças e com idosos. Manter-se hidratado é fundamental nesse período”.