Vídeo | Homem é flagrado pescando com tarrafa em córrego no Centro de Sertãozinho

Pesca nessa modalidade só é permitida com licença profissional; bióloga desaconselha consumo

Homem pescando em córrego no Centro de Sertãozinho - Foto: Reprodução

Uma ação inusitada chamou a atenção de quem passava pelo Centro de Sertãozinho no início da semana. Um homem parou a caminhonete na avenida Antonio Paschoal, na beira do Córrego Sul, e pescou, com auxílio de uma tarrafa, no córrego. O resultado da pescaria foi positivo, com dezenas de peixes capturados. Apesar disso, a pesca no local com o uso da tarrafa é irregular.

As imagens foram gravadas no começo da semana e mostram o homem retirando os peixes e colocando na caçamba de uma caminhonete. Um dos peixes cai no calçamento e é capturado novamente pelo pescador.

A bióloga Renata Salvador avalia que o eventual consumo dos animais pode trazer prejuízo à saúde. “Por se tratar de um córrego que corta a cidade, está mais sujeito à poluição. O consumo dos animais pode não ser recomendável”, disse.

Legislação

A legislação brasileira também determina que apenas pescadores com licença profissional podem utilizar a tarrafa nas pescarias. Ainda assim, precisa seguir regras como o tamanho mínimo para captura das espécies.

Se identificado e não dispuser de licença, o pescador responderá por crime ambiental de pesca predatória. A pena para este crime é de um a três anos de detenção. Será também multado administrativamente em valor mínimo de R$ 700.

Nenhuma postagem para exibir