Frente fria deve trazer neve ao estado de São Paulo, diz meteorologia

Temperatura em Ribeirão deve baixar dos 10 graus celsius; Sul do Estado tem neve prevista

0
Temperatura mínima par o final de semana, de acordo previsões, deve baixar de 10ºC - foto: Agência Brasil

O Estado de São Paulo deve registrar, até o fim de semana, a ocorrência de neve. A previsão é da MetSul Meteorologia. Na região, entretanto, a expectativa é que o frio, embora intenso, não seja suficiente para fazer a neve aparecer. A temperatura, entretanto, deve baixar da casa dos 10 graus célsius.

“Uma massa de ar polar enorme e muito intensa que vai atingir praticamente a metade do território brasileiro e grande parte da América do Sul nesta semana com potencial de ser um evento histórico de frio e neve”, informa o instituto.

Segundo o instituto, as massas de ar frio fortes ocorrem virtualmente quase todos os anos no Sul do Brasil, “mas esta será excepcionalmente forte e abrangente para a segunda metade do mês de agosto”.

A queda da temperatura será sentida a partir da quarta-feira no Rio Grande do Sul e entre quinta e sexta-feira será percebida nas demais regiões brasileiras. “Há uma altíssima probabilidade de ocorrência de neve no Sul do país. Todos os modelos numéricos consultados pela MetSul apontam neve entre quinta-feira e sábado. Se há certeza do frio intenso e quase convicção que pode nevar, a dúvida no momento é onde e o quanto pode nevar”, diz o instituto.

São Paulo e Ribeirão

Segundo o instituto, “os modelos nas últimas horas e dias já indicaram neve no Uruguai, perto da cidade de Buenos Aires e nas províncias argentinas de Santa Fé e Entre Rios, na maior parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná, e até em Curitiba e no Sul do estado de São Paulo”, informa.

Se a chance de a neve chegar em Ribeirão é pequena, a expectativa é que a temperatura caia bastante na cidade nos próximos dias. Alguns institutos meteorológicos preveem que, nas madrugadas, a temperatura pode se aproximar dos sete graus positivos.