Frente fria chega e derruba temperatura em Ribeirão

Nesta tarde os termômetros registram 15ºC e podem chegar aos 10ºC durante à noite

Imagem ilustrativa Foto: Reprodução

A temperatura já caiu e o frio chegou a Ribeirão Preto nesta quarta-feira (28). Nesta tarde, os termômetros registram 15ºC na cidade e mínima pode bater os 10ºC até o fim da tarde, conforme a plataforma Clima Tempo. Com a chuva e o vento, a sensação térmica pode se aproximar de zero grau.

São esperados 7 mm de chuva para a cidade, a maior quantidade de precipitação nos últimos dois meses, o que leva a uma melhora significativa da umidade relativa do ar, que figura entre os 88%. Para os próximos dias, Ribeirão terá as mínimas de 4º, 3º e 7º, respectivamente, nestas quinta (29), sexta-feira (30) e sábado (31).

A mudança no clima é consequência de uma massa de ar polar que se desprendeu da Antártida e chegou ao Sul do Brasil no último dia 17. Logo em seguida, caminhou pelo país atingindo as regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste.

Cuidados

Sendo assim, são necessários cuidados para se proteger do frio, bem como a saúde. Por exemplo evitar lugares fechados e de grande circulação de pessoas e higienizar constantemente as mãos. Dessa forma o risco de contrair gripe, resfriado, pneumonia e meningite diminuem.

Além disso, o agasalhado é indispensável diminuindo, inclusive as chances de infarto, pois, as chances de que um ataque cardíaco aconteça são 30% maiores conforme informações do Hospital do Coração (HCor).

Vale lembrar também que crianças e idosos merecem uma atenção especial, isso porque estes dois grupos são mais suscetíveis a contraírem doenças oportunistas e ao agravamento de doenças por causa do frio.

Pessoas em situação de rua

Em Ribeirão, desde o dia 26 até 4 de agosto, os moradores em situação de rua que procurarem poder público deverão ser atendidos nos equipamentos de acolhimento. Isso porque a Secretaria de Assistência Social montou uma força tarefa para tentar suprir a demanda.

Nesta quarta-feira (28) o Centro POP abrirá 100 vagas para o público masculino para passarem à noite, num sistema de albergue, ou seja, sem vínculos. Dessa forma aqueles que forem acolhidos receberão alimentação e um kit-inverno.

Ao todo, conforme a Administração Municipal há disponíveis 270 vagas para o acolhimento de homens e mulheres. Contudo, acaso necessário serão utilizados espaços alternativos para o recebimento de pessoas também em modelo albergue.

Além disso, outra ação adotada foi a formação de uma equipe extra para auxiliar as rondas durante a noite e levar o maior número de pessoas para o acolhimento, seja no Complexo do Cetrem ou no Centro POP. Aqueles recusarem o atendimento receberão cobertores.

Nenhuma postagem para exibir