Empresários se unem e distribuem cestas básicas em comunidades de Ribeirão

Iniciativa é comandada pelo Instituto SEB e deve distribuir 3000 unidades para famílias da cidade

Os beneficiados são famílias em situação de vulnerabilidade e pobreza e baixa renda - Foto: Mentoria Social
Continua depois da publicidade

Uma campanha realizada por grandes empresários da cidade começou a distribuir, na segunda-feira (6), cestas básicas a pessoas de baixa renda, moradoras em comunidades, em Ribeirão Preto. São 13 comunidades que serão atendidas e 26 Organizações da Sociedade CIvil. Até o momento, o projeto conta com 1,4 mil famílias cadastradas.

A seleção dos locais que irão receber o auxílio ficou a cargo do Instituto SEB, o organizador da campanha, que fez, também, a logística para a entrega das doações.

Segundo Gisele Costa, que responde pelo trabalho, o objetivo foi ajudar as comunidades mais penalizadas da cidade, onde a ajuda era mais urgente. “É uma ação emergencial, de auxílio. A pandemia afetou profundamente essas pessoas e a ajuda é fundamental, já que muitas delas não tem sequer o que comer nessa época de quarentena”, disse.

Gisele conta ainda que, nesta quarta-feira, cerca de 600 cestas básicas foram entregues nas comunidades. A estimativa total é que 7 mil pessoas sejam beneficiadas pelas doações.

Uma comerciária, que mora no local, foi uma das beneficiadas. Ela comemorou a doação. “Essa ajuda significa muito. Eu perdi meu emprego com a situação do coronavírus. Trabalhava em uma papelaria e me dispensaram. Era temporária, mas não tinham como pagar e acabei sendo mandado embora”, diz ela, que tem uma filha, de quatro anos. “Essa doação veio em excelente hora. Graças a essa ajuda, posso dar comida para minha filha”, disse.

Edson Cebola, líder comunitário da comunidade da Paz, no Jardim Juliana, agradeceu a iniciativa. “Esses alimentos, além de ajudar a matar a fome das pessoas, vai ser fundamental para manter a vida das pessoas, que não podem sair de casa para trabalhar”, disse. “Esperamos que ajude a combater essa pandemia”, concluiu.

A campanha

A campanha, denominada SOS Ribeirão, foi realizada pela iniciativa de grandes empresários da cidade, que se organizaram, fizeram as doações e realizam, também, a entrega para as famílias beneficiadas. O evento é organizado pelo Instituto SEB, braço social do Grupo SEB, e também pelo Mentoria Social, iniciativa de fomento ao trabalho de organizações do terceiro setor do Instituto SEB.

Dirceu Crysóstomos, presidente do Instituto Mentoria 2020, organizador da campanha, acredita ser fundamental que a sociedade civil organizada e o setor produtivo deem sua contribuição nesse momento de crise. “A gente tem muitas famílias que precisam, e é nosso papel colaborar com a cidade. Essa é só uma das formas. Nós conversamos, cada empresários deu sua colaboração e pudemos ajudar muitas pessoas”, disse.

Nenhuma postagem para exibir