Criança é socorrida após ingerir querosene em Ribeirão Preto

Avó pensou que menino de 2 anos estava bebendo água. Vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros

0
UPA da avenida 13 de maio | Foto: Arquivo

Um menino de dois anos precisou ser socorrido após ingerir querosene, na tarde desta terça-feira (26), no Jardim Mosteiro, zona Leste de Ribeira Preto (SP).

A criança estava na casa da avó quando o incidente aconteceu. O garoto e a mãe se preparavam para retornar para São Paulo, onde moram, e em um momento de distração ele teria pegado uma garrafa contendo o produto químico.

“Eu olhei de longe e vi ele com uma garrafa na mão, mas imaginei que fosse água. Pensei que ele pudesse ter abrido a geladeira e pegado a água. Aí ele começou a chorar, eu chamei minha nora, nós duas sentimos um cheiro muito forte. Foi quando percebi que era querosene”, contou a avó.

A mulher conta que o menino chegou a engasgar e vomitar em seguida. Uma equipe do Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências foi acionada e levou a vítima para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Avenida Treze de Maio.

“Quando nós chegamos ele já tinha expelido o produto, estava consciente e orientado. O fato do líquido ter sido expelido antes de chegar no estômago fez muita diferença”, explicou o médico Leandro Motta.

Segundo o Corpo de Bombeiros, quem tem crianças pequenas em casa deve se prevenir para que acidentes como esse não ocorram, já que, em alguns casos, ingerir querosene pode ser fatal. “É preciso ter cuidado. Produto químico nenhum deve ficar em fácil acesso porque, dependendo da quantidade ingerida, pode ocasionar a morte. Toda atenção é pouca quando o assunto é criança”.