Cônsul de Israel visita Ribeirão Preto

Intuito da visita é buscar parcerias entre a prefeitura e o país do Oriente Médio nos temas de água, agricultura e saúde

Foto: Fernando Gonzaga

Na manhã desta quinta-feira (27), o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), recebeu a visita do cônsul geral de Israel em São Paulo, Alon Lavi. Também participaram do encontro os secretários da Casa Civil, Ricardo Aguiar, do Meio Ambiente, Samuel Sollito, da Cultura e Turismo, Isabella Pessotti, o superintendente do Daerp, Antonio Carlos de Oliveira Junior, e o representante do Ministério da Agricultura de Israel para os Mercados da América do Sul, Ari Fischer.

Durante o encontro, entre os assuntos debatidos, três se destacaram como potenciais temas para a relação de parceria entre Ribeirão Preto e Israel: água, agricultura e saúde.

Segundo a prefeitura, a cidade está se tornando uma das poucas de seu porte a atingir a universalização do saneamento básico, alcançando 100% de oferta de água tratada, 100% de coleta e afastamento de esgoto e 100% de esgoto tratado. Em relação ao abastecimento de água na cidade, no começo de 2017, o percentual de perdas físicas no abastecimento era de 61%, caindo para 52% em 2021 e, até o fim de 2022, estima-se que este índice seja reduzido pela metade.

“Fico feliz de estar pela primeira vez aqui e conhecer Ribeirão Preto, além de poder conversar com autoridades, especialistas da área hídrica e do agronegócio e empresários. Há muitas convergências em nossos campos de atuação, como ciência, tecnologia e agricultura. É uma honra ter Israel mais perto da região. Nosso objetivo é levar para frente essas conversas e poder vislumbrar parcerias e boas trocas”, relatou Alon Lavi.

O prefeito ressaltou que Ribeirão Preto possui um conjunto de interesse que pode ser compartilhado com Israel. “São assuntos nas áreas de saúde, biotecnologia, agricultura de precisão, irrigação por gotejamento e também sobre o aspecto da segurança hídrica, que Israel faz com tanta habilidade e capacidade pela exígua disponibilidade de água que o país possui, precisando aproveitar ao máximo os recursos que possui”, concluiu.

Nenhuma postagem para exibir