Bosque Fábio Barreto acolhe animais silvestres atingidos pelas queimadas

A intenção é resgatar, tratar e reinserir esses animais na natureza, o que ocorre com 70% dos atendidos

Entrada principal do Bosque Fábio Barreto - foto: Rede social

O Bosque Zoológico Municipal Dr. Fábio Barreto está acolhendo os animais silvestres que são vítimas das queimadas e outras ações humanas. A intenção é resgatar, tratar e reinserir esses animais na natureza, o que ocorre com 70% dos atendidos.

De acordo com o veterinário do Bosque, César Branco, o programa oferece apoio também aos animais silvestres vítimas de queimadas ocorridas em Ribeirão Preto e região. “Estamos com muitos focos de incêndio em toda região, é importante lembrar a população que fazemos o atendimento dos animais vitimizados. Após o resgate, fazemos os tratamentos clínicos ou cirúrgicos e avaliamos a possibilidade de voltarem para a natureza. Quando é possível, encaminhamos para a soltura monitorada”, explica. 

Os animais que não sobreviveriam na natureza pela gravidade das sequelas ou estão acostumados com os seres humanos, são destinados a programas de reprodução, principalmente os ameaçados de extinção.

Na última semana, a região de Ribeirão Preto viveu um caos ocasionado pelas queimadas. Várias regiões ficaram em chamas, o que gerou diversos prejuízos, inclusive a morte de animais.

Em Batatas, as atividades escolares e esportivas foram suspensas devido a péssima qualidade do ar e a recomendação era para que as pessoas ficassem em casa. Já no município de São Carlos, dezenas de bois e vacas morreram, bem como, cavalos ficaram feridos na região. 

A população pode ajudar no resgate entrando em contato pelos telefones 193 (Bombeiros), 16 3996 0450 (Polícia Ambiental) ou pelo celular do médico veterinário responsável 16 99969-2728.

Nenhuma postagem para exibir