Bispo do povo, Dom Pedro Casaldáliga morre aos 92 anos em Batatais

Um dos principais nomes da Teologia da Libertação, ele estava internado havia três dias na UTI

0
Dom Pedro Casaldáliga morreu aos 92 anos em Batatais - Foto: Divulgação

Morreu na manhã deste sábado (8), em Batatais, Dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia (MT). Dom Pedro tinha 92 anos e estava  internado desde a noite de quarta-feira (5), na Santa Casa do município, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) diagnosticado com pneumonia associada a um derrame pulmonar no órgão, do lado esquerdo. O teste de covid-19 deu negativo.

O velório será  hoje à partir das 15 h, na capela do Claretiano – Centro Universitário de Batatais . Em  Ribeirão Cascalheira, interior de Mato Grosso o corpo do Bispo será velado no Santuário dos Mártires, a partir de segunda (10), ainda sem previsão de horário de chegada do corpo. O sepultamento será em São Félix do Araguaia.

Nascido em Balsareny, na província de Barcelona, na Espanha em 1928, Dom Pedro Casaldáliga vivia no Brasil desde 1968. Um dos expoentes da Teologia da Libertação, atuou na defesa de minorias no interior de Mato Grosso e sofreu diversas ameaças de morte em função de suas posições políticas, sempre a favor das minorias.

Casaldáliga, conhecido como o Bispo do Povo por sua luta pelos direitos humanos e pelos povos indígenas, também era poeta, autor de várias obras sobre antropologia, sociologia e ecologia. De acordo com sua biografia, ele foi nomeado administrador apostólico da prelazia de São Félix do Araguaia em 27 de abril de 1970. O Papa Paulo VI o nomeou bispo prelado de São Félix do Araguaia , no dia 27 de agosto de 1971.