Bebidas da região serão destaque no Festival Arigatô

Mulheres empreendedoras estão por trás das marcas de cerveja e café que serão comercializados no festival de Cultura Japonesa, que acontecerá no começo de julho

O Festival Arigatô, que vai celebrar a cultura japonesa em Ribeirão Preto, em julho, oferecerá ao público marcas de bebidas produzidas na região. A Maltesa, que integra o já famoso Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto, vai comercializar seu chope pilsen nos três dias do evento. E o cafezinho gourmet expresso ou coado será vendido pela marca Velho Formoso, vindo diretamente da mineira Ibiraci, que faz divisa com Franca. Os dois produtos têm mulheres na linha de frente da produção e comercialização.

Cássia Evangelista, proprietária da Maltesa, conta que a marca nasceu em 2018, em princípio como bar e fábrica. Mas a cerveja fez tanto sucesso que, no final de 2019, resolveram focar só na fabricação. Depois da fase crítica da pandemia, investiram firme na retomada. Agora, a produção da Maltesa é de cerca de 7 mil litros por mês, tudo feito em indústria própria, em Ribeirão Preto, onde a mestra cervejeira também é uma mulher.

O Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto, o qual a Maltesa integra, já fomenta mais de 200 empregos diretos e reúne 11 cervejarias agregadas ao programa Empreender, iniciativa da ACIRP que reúne empresas do mesmo tema para fortalece-las. “Começamos com três estilos, APA, IPA e Pilsen. Hoje, contamos com 13 estilos diferentes de cervejas, desde as mais lupuladas até as mais ácidas, com adição de frutas na formulação. Para o Festival Arigatô, vamos levar nossa Pilsen, que é uma leve e equilibrada, então agrada a todos. Com isso, também pretendemos agilizar o atendimento”, contou a empresária

Thalissa Magazona também garante que o público do Festival Arigatô vai aprovar sua bebida. Filha de um pequeno produtor de café de Ibiraci, ela resolveu investir pessoalmente no negócio da família e, desde 2017, passou a comercializar a versão em grãos e moída do produto em Ribeirão Preto. O café é tipo exportação, no caso do Velho Formoso (grãos selecionados) e, no caso da versão moída (o Formosinho), ganhou o selo de café superior da ABIC, quando o produto não tem misturas. “Ambos têm uma acidez cítrica com notas de chocolate típicas da região. Além da qualidade, é um café muito cheiroso”, afirma.

O Festival ainda vai oferecer uma grande variedade de comidas típicas japonesas. A organização do espaço gastronômico tem a participação da Associação Nipo Brasileira de Ribeirão Preto, que apoia o evento e tem grande experiência no tema, já que foi uma das realizadoras das 24 edições do Festival Tanabata.

O Arigatô ainda vai oferecer uma imensa programação gratuita ao público, incluindo dezenas apresentações típicas da cultura japonesa, cosplayers (pessoas fantasiadas de personagens da cultura pop), uma mostra de orquídeas raras e oficinas de culinária, origami, bonsai e pipas, além de outras atrações.

Com apoio da Prefeitura e da Secretaria da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto, o Festival Arigatô é um projeto do Instituto Biotropica, aprovado em primeiro lugar pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, por meio do PROAC 2021.

SERVIÇO:
Quando: 8, 9 e 10 de Julho
Onde: Espaço Cultural da Paróquia Santa Teresinha Doutora, Ribeirânia
Facebook: https://www.facebook.com/festivalarigato
Instagram: https://www.instagram.com/festivalarigato/

Nenhuma postagem para exibir