Av. Cel. Fernando Ferreira Leite começa a receber 132 aduelas para canalização do córrego Califórnia

Etapa faz parte da ampliação de 1,3 quilômetros da avenida; interceptor de esgoto foi totalmente recuperado e córrego já tem água cristalina

0
Imagem ilustrativa

Teve início nesta quarta-feira (13) a etapa de implantação de 132 aduelas para finalizar a canalização do córrego Califórnia, na zona Sul de Ribeirão Preto. O projeto faz parte da obra de ampliação da avenida Cel. Fernando Ferreira Leite, que também contou com a implantação de interceptores de esgoto para que os dejetos não fossem mais despejados no córrego, um problema de mais de 30 anos da região.

As novas aduelas fazem parte da última etapa de canalização do córrego, e serão implantadas sob a avenida Independência. O serviço feito pela Construtora Said, contratada via processo licitatório sob o valor de R$ 13.230.249,72, conta com 85% do pavimento executados, 96% das galerias e 95% das redes auxiliares de água e esgoto.

Além disso, está sendo finalizada a implantação de interceptores de esgoto no córrego Califórnia. O interceptor possui 2,1 quilômetros de extensão e faz parte da construção dos 97,2 quilômetros de redes e interceptores em toda a cidade. A estrutura, com diâmetros que variam entre 400 e 500 milímetros, está sendo implantada entre a margem direita do ribeirão Preto e a rua José Borges da Costa, no Alto da Boa Vista.

“Uma das partes importantíssimas desta obra, que vai de acordo com os critérios de sustentabilidade das ações da prefeitura, é toda a intercepção da carga de esgoto que tinha todo o traçado antigo, antes da implantação da avenida, e agora foi todo interceptado para a rede de esgoto. Com isso, o córrego Califórnia ficou cristalino”, ressaltou o chefe do Executivo.

O interceptor que margeia o córrego, na sua maior parte, irá acompanhar o trajeto da continuação da avenida Cel. Fernando Ferreira Leite e beneficiar os bairros Jardim Califórnia, Vila Ana Maria, Alto da Boa Vista, Jardim Canadá, Residencial Flórida, além dos condomínios Monte Rey e Park Carmel.

Esta extensão poderá integrar melhor a Vila Virgínia, na avenida Luzitana, com acesso pela Caramuru, seguindo em direção à avenida Independência até o terminal de ônibus da avenida Presidente Vargas, próximo ao Ribeirão Shopping.

Em abril deste ano, foi entregue a primeira etapa da obra, com a liberação do trecho entre as ruas José Borges da Costa e Maestro Carlos Nardeli.