Aniversário de 164 anos de Ribeirão Preto terá programação online

Prefeitura irá disponibilizar opções de lazer e cultura para a população celebrar o aniversário da cidade com segurança e consciência

Projto Viajando com as Histórias é uma das atrações da prefeitura - Foto: Divulgação
Continua depois da publicidade

Ribeirão Preto terá uma programação especial, e online, para comemorar seu aniversário de 164 anos. A celebração ocorre nesta sexta-feira (19).

Para homenagear a cidade e oferecer à população opções de lazer e cultura para o final de semana prolongado, a prefeitura irá disponibilizar uma programação especial em suas redes sociais, com vídeos que vão desde a interpretação do Hino a Ribeirão Preto por alunos da rede municipal de ensino até a encenação da ópera Rigoletto, do italiano Giuseppe Verdi, produzida pela Fundação D. Pedro II em 2017.

Outras opções que estarão disponíveis nos canais da prefeitura são vídeos de contação de história do projeto Viajando com as Histórias, tour virtual pelo Theatro Pedro II, visita virtual ao Teatro Municipal e à nova sede do MIS e aulas online oferecidas pela Secretaria de Esportes, que prometem movimentar e entreter os ribeirão-pretanos. Também será disponibilizado vídeo do concerto da Orquestra Sinfônica gravado em homenagem aos 164 anos de Ribeirão Preto.

Programação

As comemorações pelo aniversário da cidade não ficarão restritas ao dia 19 e devem se estender durante a próxima semana. No dia 27, às 19h, por exemplo, está prevista uma live da Orquestra Sinfônica, que oferecerá uma apresentação especial em homenagem à cidade.

A programação pelos 164 anos de Ribeirão Preto poderá ser conferida nas páginas oficiais da prefeitura no Facebook (@PrefeituraRP), Instagram (prefeiturarp) e Youtube (Prefeitura de Ribeirão Preto) e também nas redes sociais das secretarias.

Confira as opções:

“Mostra Virtual de Arte: Cultura dentro de casa”
O edital “Mostra Virtual de Arte: Cultura dentro de casa” é uma oportunidade para que os artistas locais produzam e disponibilizem conteúdos virtuais compatíveis com a linguagem de audiovisual, considerando a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e a necessidade de distanciamento social, garantindo, assim, o acesso à cultura mesmo neste período de grande dificuldade. O edital está em fase de habilitação dos participantes e recebeu 38 inscrições. Após a publicação dos candidatos habilitados será feita a homologação e convocação para o início das apresentações.
Data e horário: A previsão é que a programação dos conteúdos seja divulgada até o final do mês de junho.
Plataforma: Página da Secretaria da Cultura no Facebook

“Viajando com as histórias”
No dia 19 e de 22 a 26 de junho, às 17h, os contadores de histórias do projeto “Viajando com as histórias”, da Secretaria Municipal da Cultura, apresentarão ao público cinco histórias sobre o município de Ribeirão Preto, sua cultura e história. São elas: “Ribeirão Preto – Um sonho real”; “Sorvete do Geraldo”; “Pedro – A história de um homem e um Theatro”; “O menino pintor do MARP”; “Era uma vez uma xícara de café” e “Um dia na cidade”.

Às 17h
19/06 – Ribeirão Preto – Um sonho real
22/06 – Sorvete Geraldo
23/06 – Pedro – A história de um homem e um theatro
24/06 – O menino pintor do MARP
25/06 Era uma vez uma xícara de café
26/06 – Um dia na cidade
Instagram: @viajandocomashistorias

“Tour virtual – Theatro Pedro II”
Em meio ao isolamento provocado pela pandemia pelo Covid 19, os espaços culturais estão fechados e com restrições.
O Theatro Pedro II oferece a visita guiada de forma virtual, assim você pode conhecer e explorar as memórias do Patrimônio Histórico e Cultural de Ribeirão Preto.
Plataforma: Canal da Prefeitura no Youtube

“Ópera Rigoletto de Giuseppe Verdi”
A Fundação D. Pedro II disponibiliza a “Ópera Rigoletto de Giuseppe Verdi”. A produção foi realizada em 2017 e tem participação da Orquestra Sinfonica de Ribeirão Preto e do Coral Collegium Musicum de São Paulo.
Plataforma: Canal da Prefeitura no Youtube

“Visita virtual ao Teatro Municipal de Ribeirão Preto”
O Teatro Municipal está passando por obras de revitalização do espaço. O projeto contempla a troca das poltronas, instalação de novas cortinas, carpetes, novos refletores na parte interna e externa do teatro, reforma dos camarins, reforma do escritório e bilheteria, novos equipamentos de som e de luz, troca das calhas do saguão e calhas do palco. Também estão sendo realizados o projeto elétrico para adequação e ampliação das instalações e o projeto de climatização para receber os novos aparelhos de ar-condicionado.

Visita virtual à nova sede do MIS –  Museu da Imagem e do Som de Ribeirão Preto “José da Silva Bueno”
Apresentação da nova sede do Museu da Imagem e do Som de Ribeirão Preto “José da Silva Bueno”, instalado no prédio histórico da Casa de Câmara e Cadeia, próximo ao Palácio do Rio Branco. O imóvel localizado na rua Cerqueira César, nº 371, antigo protocolo geral, foi designado como sede do MIS, requalificado e recebeu o acervo do museu, catalogado e higienizado pela equipe da Secretaria da Cultura. Além da reserva técnica de peças que contam a história de Ribeirão Preto através da comunicação, o local promoverá exposições e atividades de educação patrimonial para escolas e público em geral.

“O Trânsito na quarentena”
O Siga Consciente, programa educativo da Transerp, promove na próxima segunda-feira, dia 22 de junho, uma nova transmissão de vídeo ao vivo em seus canais digitais oficias com o tema “o trânsito na quarentena”. A transmissão destacará que os serviços de fiscalização de trânsito são de caráter essencial, visando evitar acidentes e salvar vidas. O vídeo também contará com esclarecimentos sobre os serviços digitais do Detran.SP e também sobre os atendimentos da Transerp no período da quarentena.
Plataformas: youtube.com/transerpoficial e facebook.com/transerp

“Movimenta Ribeirão”
A Secretaria de Esportes de Ribeirão Preto oferece gratuitamente para a população uma aula especial no aniversário da cidade. Durante duas horas, vários professores irão se revezar em diversos exercícios e danças, atividades importantes para uma vida mais saudável, com impacto positivo na melhora na qualidade do sono, do desempenho cognitivo, na redução do estresse, combate ao sedentarismo e aumento da sensação de bem-estar.
Data e horário: dia 19/06, das 11h às 13h
Plataforma: Facebook da Secretaria de Esportes @secretariaesportesrp

Nenhuma postagem para exibir