Hoje tem fumaça no céu: Esquadrilha da fumaça promete um show imperdível para os ribeirão-pretanos

Pela primeira vez, evento terá concentração na avenida Arsênio Sacilotto, no Parque das Oliveiras, onde há o monumento do Cristo Redentor

Após cinco anos, Ribeirão Preto receberá a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, agora em um novo local: o bairro Parque das Oliveiras. Neste domingo, dia 31 de julho, sete aeronaves A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira estarão concentradas na avenida Arsênio Sacilotto, próximo ao monumento do Cristo Redento. O evento terá início às 13h30 e a locução ficará por conta do ribeirão-pretano, piloto militar da Esquadrilha da Fumaça, Vinícius Moreno. A entrada será gratuita. Esta será a 18ª apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea, da Força Aérea Brasileira, na cidade.

Ao longo da história da Fumaça, que este ano completa 70 anos de apresentações no Brasil, a Esquadrilha teve uma breve pausa em suas apresentações no final dos anos 1970 e retornou oficialmente em 10 de julho de 1980, durante a cerimônia de entrega de Espadins aos Cadetes, na Academia da Força Aérea (AFA). Os aviões usados naquele momento eram os T-25 Universal, também chamados de Cometa Branco. Após 55 demonstrações, os “Tangões” passaram a incorporar a famosa Fumaça e, em 21 de outubro de 1982, era criado o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), nome oficial da Esquadrilha da Fumaça.

A primeira apresentação realizada em Ribeirão Preto aconteceu com esta equipe, que retornou com as atividades da Esquadrilha da Fumaça no dia 17 de outubro de 1981. De lá pra cá, a Fumaça já se apresentou 17 vezes e os moradores locais e da região tiveram o privilégio de assistir três gerações de aviões – T-25 Universal, T-27 Tucano e os A-29 Super Tucano.

“É sempre um prazer retornar a Ribeirão Preto. Por ser uma cidade grande e muito próxima a Pirassununga, teve o privilégio de receber a Fumaça muitas vezes. Para mim, cidadão ribeirão-pretano, nascido e criado na cidade, é uma satisfação à parte. Sou muito grato por este momento, por representar em um mesmo dia a Esquadrilha da Fumaça, a minha cidade e a nossa Força Aérea, além de contribuir com essa história de tantas demonstrações e de diferentes gerações de “fumaceiros” se apresentando”, comenta o capitão aviador Vinícius Moreno, piloto número #6 da Esquadrilha da Fumaça, que fará a locução do evento enquanto os aviões dão show no céu.

Palestra –

A passagem da equipe da Esquadrilha da Fumaça não ficará registrada somente pela apresentação aérea, em Ribeirão Preto. Será realiza no dia 31 de julho, às 10h, uma palestra institucional para pessoas que tenham interesse em conhecer o dia a dia dos militares da Esquadrilha da Fumaça, além de suas missões, atribuições, a forma de trabalhar em equipe, entre outros assuntos. O encontro será virtual, por meio do link, já que as vagas para o evento presencial estão esgotadas.,

O capitão aviador Felipe Kawka será o palestrante responsável. “Essa apresentação é fundamental para incentivar o jovem brasileiro a seguir a carreira militar”, comentou.

Kawka é ala esquerda externa e piloto de caça, com 1,7 mil horas de voo, tendo realizado diversos cursos de carreira e exercido funções como chefe da subseção de simulação 1º/3º GAV; chefe da secretaria da seção de material do 1º/3º GAV; adjunto ao chefe da seção de material do GLOG T-25 e chefe da subseção de navegação do 1º EIA. Embora a palestra seja voltada a jovens, será aberta ao público geral e tem entrada gratuita. Será necessário deixar o nome na lista por meio do link para garantir a participação, pois as vagas são limitadas.

Serviço:

Apresentação Esquadrilha da Fumaça

Data: 31 de julho

Horário: 13h30

Local: avenida Arsênio Sacilotto, Parque das Oliveiras

Entrada: gratuita

Palestra

Data: 31 de julho

Horário: 10h

Nenhuma postagem para exibir