Ação de limpeza retira nove toneladas de resíduos de casa de acumuladora na zona Norte

Montante equivale a cinco viagens de caminhão; foram necessários dois dias de serviço para concluir operação de limpeza

A quinta ação de limpeza e apoio promovida pelo Comitê Intersecretarial de Atenção às Pessoas em Situação de Acumulação, iniciada na última quarta-feira (11), retirou aproximadamente nove toneladas de resíduos de uma residência localizada na rua Coronel Américo Batista, na região da Vila Abertina, zona Norte de Ribeirão Preto.

Equipes da Coordenadoria de Limpeza Urbana (CLU) trabalharam durante dois dias na ação de limpeza e retiraram o total de 9.280 quilos de lixo da residência, o equivalente a cinco viagens de caminhão.

Comitê
A Secretaria da Saúde, através do Departamento de Assistência à Saúde das Pessoas, fica responsável pelos cuidados físico e mental, assim como por realizar o atendimento das pessoas e suas famílias em atuação conjunta da Atenção Básica com o serviço especializado de saúde mental. Cabe ao Departamento de Vigilância em Saúde e Planejamento realizar as visitas domiciliares para identificar os riscos sanitários à saúde individual e coletiva, além de executar as ações cabíveis.

Já o Meio Ambiente fica responsável por avaliar os riscos ambientais decorrentes das situações encontradas e tomar as providências cabíveis, além de avaliar, por meio da Coordenadoria do Bem-estar Animal, as condições de saúde dos animais domésticos. A Infraestrutura atua fornecendo os veículos e equipamentos para a retirada dos materiais, enquanto a Coordenadoria de Limpeza Urbana avalia cada caso, elabora e executa os planos de ação para a retirada dos resíduos, oferecendo a devida destinação.

A Defesa Civil passa a atuar com a avaliação da estrutura do imóvel nos casos em que haja suspeita de risco estrutural, assim como elaborar relatório de vistoria, notificar o responsável pelo local e, quando houver interdição com necessidade de acolhimento do indivíduo, acionar a Secretaria de Assistência Social.