Vídeo | Manifestantes furam bloqueio e ocupam a Esplanada dos Ministérios

Invasão ocorreu na noite desta segunda-feira (6), em Brasília; Em nota, PM informou que bloqueio já foi restabelecido

O local havia sido fechado pela PMDF para circulação de carros no início da noite de domingo (5) Foto: Rede social

Um grupo de apoiadores do governo Bolsonaro furaram o bloqueio montado pela Polícia Militar do Distrito Federal no acesso à Esplanada dos Ministérios, na noite desta segunda-feira (6), em Brasília. A cena foi registrada em vídeos que circulam nas redes sociais. Em nota, a PM informou que a situação já foi controlada. 

Diversas pessoas furaram a barreira de proteção com carros e caminhões na noite desta segunda e partiram em direção à Esplanada. A Polícia Militar não resistiu à tentativa e nenhum registro de disparos foi realizado. 

Em um dos vídeos, várias pessoas aparecem removendo o bloqueio. Manifestantes discutem com os policiais, enquanto estes, por sua vez, pedem para que não haja violência. Já outro protestante diz que “este é um momento histórico para o Brasil”. De acordo com o homem, caminhoneiros também participaram da ação. 

Em nota, a Polícia Militar negou ser conivente com a invasão do grupo. Em acordo entre a organização e os órgãos de segurança, o grupo deveria entrar no local apenas a partir das 23h, de forma organizada. A PM informou ainda que os grupos que entraram na Esplanada seriam retirados na segunda barreira de contenção para não chegarem ao Congresso Nacional. 

Bloqueio restabelecido 

A Polícia Militar do Distrito Federal informou, nesta terça-feira (7), que restabeleceu o bloqueio na Esplanada, após o grupo de manifestantes furar barreira de contenção. O local havia sido fechado pela PMDF para circulação de carros no início da noite de domingo (5).

Está prevista para hoje manifestação em apoio ao presidente Jair Bolsonaro na Esplanada dos Ministérios. A abertura da Esplanada para circulação de carros ocorrerá somente após a dispersão dos manifestantes. Outro grupo de manifestantes, contrário ao governo, vai se reunir na Torre de TV.

Em nota, a Secretaria de Segurança do Distrito Federal (SSPDF) lembrou que, em reuniões realizadas previamente com os organizadores dos grupos manifestantes, ficou definido que os maquinários autorizados a participar do ato popular estariam liberados para serem estacionados ao longo da via N1, na madrugada de terça-feira (7). “Importante ressaltar que a autorização permitia apenas exposição dos veículos, como já realizado anteriormente em outras manifestações”, acrescentou.

“A Praça dos Três Poderes permanece interditada por gradil e linha de policiais”, disse a Secretaria.

Com informações da Agência Brasil

Nenhuma postagem para exibir