Felipe Becari internado após picada de jararaca

O vereador, policial civil e ativista ambiental tentou remover a cobra do condomínio onde reside

Instagram/Felipe Becari

Na última sexta-feira, (4), o policial civil, vereador paulistano (PSD) e ativista da causa animal, Felipe Becari, foi picado por uma cobra jararaca em seu condomínio. Além do efeito tóxico que atinge o corpo todo, o veneno da jararaca tem uma ação específica no local da picada que pode causar inflamação, hemorragia e, em alguns casos, levar à necrose e à amputação da parte atingida.

Segundo foi divulgado, tratava-se de uma filhote e o agente foi encaminhado prontamente para atendimento médico, em que recebeu o tratamento adequado, inclusive antídotos, soros e diversas medicações.

No hospital, Becari atualizou os seus seguidores – que totalizam o número de 1 milhão em seu Instagram – sobre o seu caso. Ainda em observação, o ativista contou que a picada aconteceu quando ele foi retirar uma das duas cobras que ele havia encontrado no dia para fora do condomínio onde vive, em São Paulo. De acordo com Becari, o condomínio faz divisa com uma região de mata, por isso, é comum e constante a presença de cobras no local.

Os médicos responsáveis pelo quadro de saúde de Becari também falaram sobre o seu estado. No domingo, (6), os médicos salientaram que houve uma piora muito grande, mas que conseguiram normalizar os níveis de estabilidade. Requerendo, apenas, muito cuidado e atenção sobre possíveis alterações do seu quadro.

Nesta segunda-feira (7), Becari voltou a aparecer no Instagram para agradecer o apoio dos internautas e tranquilizá-los dizendo que o seu quadro voltou a evoluir, que não corre risco de vida e que as chances de hemorragia ou outras complicações são mínimas.

Se tudo continuar progredindo, em breve ele deve se recuperar e ganhar alta. Muitos usuários estão mandando mensagens de apoio e força ao policial engajado com os animais.

Confira o relato na íntegra de Becari do dia que ele foi picado:

“O famoso “veneno da jararaca”! Ontem encontrei duas cobras dentro do condomínio onde moro e, como de costume, as levo para a área correta de soltura de onde costumam vir (já fiz isso mais de 15 vezes, sempre consultando um amigo biólogo sobre a espécie e peçonha). De todas as cobras que já peguei (e documentei aqui por várias vezes) foi a 1ª vez que se tratava de uma filhote de Jararaca – na penúltima foto, o registro que fiz antes de soltá-la e a última foto tirada da internet, para comparativo – e que não o consultei, por não ter reparado na diferença dos detalhes entre espécies. É um veneno muito perigoso, pois pode causar insuficiência renal e consequente processo de hemodiálise, por isso a internação na U.T.I. para monitoramento de rim, urina e parâmetros, enquanto o veneno é eliminado do organismo. Ontem mesmo ingeri os antídotos/soros e diversas medicações, além de outros exames relacionados ao Covid-19 (resultado negativo).

Agradecimento ao @dr.joaopaulomaffei e meu amigo @rafael.saraivagaia que me deram suporte durante a noite junto ao Instituto Butantã (logo após a picada os sintomas são literalmente horríveis) e a todos vocês que mandaram mensagens de carinho.

Como os animais continuam precisando de ajuda, estou organizando um resgate daqui do hospital para equipe fazer ainda nesta manhã, lembrando que ontem a noite fizemos mais um resgate, em metrô da zona leste da cidade. Acompanhem os stories! Nada muda!”

Informações: amomeupet.org

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS