Após mudança na PF, Moro pede demissão; Bolsonaro tenta fazer ministro mudar de ideia

Presidente Jair Bolsonaro anunciou mudança no comando da PF; Moro discordou e pediu para sair

0
Sérgio Moro, ministro da Justiça do Brasil - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil.

O ministro da Justiça, Sergio Moro, pediu demissão do cargo ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nesta quinta-feira (23). O pedido ocorreu depois que ele foi informada pelo presidente da decisão de trocar a diretoria-geral da Polícia Federal, hoje ocupada por Maurício Valeixo. O presidente não deu o nome do ocupante, mas informou que a troca ocorreria nos próximos dias.

O aviso ocorreu em uma reunião entre Moro e Bolsonaro e, na sequência, o ministro informou que não aceitaria a decisão e que, por isso, deixaria o governo. Bolsonaro informou que não aceitava a renúncia e que iria trabalhar para impedir que isso ocorresse.

Os ministros Braga Netto (Casa Civil) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) foram escalados para convencer o ministro a recuar da decisão. Se Valeixo sair, Moro sairá junto, segundo aliados do ministro.

Valeixo foi escolhido por Moro para o cargo. O atual diretor-geral é homem de confiança do ex-juiz da Lava Jato. Desde o ano passado, Bolsonaro tem ameaçado trocar o comando da PF. O presidente quer ter controle sobre a atuação da polícia.

Colaborou Eduardo Schiavoni