Reprodução

ALEXA, assistente virtual da Amazon, foi desenvolvida ao longo dos anos para oferecer acesso cada vez melhor à informação e ao conhecimento.

No entanto, a assistente habilitada por voz recentemente deu alguns conselhos perigosos a uma pequena usuária. O caso foi parar nas redes sociais.

De acordo com um tuíte postado por Kristin Livdahl, mãe de uma criança de 10 anos, a Alexa disse a sua filha para encostar uma moeda em uma tomada.

“Minha filha pediu um desafio à Alexa, e foi isso que ela disse”, tuitou Kristin no domingo (26).

Kristin compartilhou uma imagem da resposta de Alexa depois do desafio pedido pela sua filha ao dispositivo.

“Aqui está algo que encontrei na web. De acordo com ‘ourcommunitynow.com’, o desafio é simples: conecte um carregador de telefone no meio do caminho a uma tomada de parede e toque uma moeda nos pinos expostos”, dizia a resposta de Alexa.

Os usuários expressaram seu espanto nos comentários. “Isso é chocante”, tuitou um usuário. “Meu Deus, isso é horrível”, tuitou outro.

Em comunicado à imprensa, a Amazon disse que já resolveu a falha.

“A confiança do cliente está no centro de tudo o que fazemos, e Alexa foi projetada para fornecer informações precisas, relevantes e úteis aos clientes”, disse um porta-voz da Amazon à CNN em um comunicado.

“Assim que tomamos conhecimento desse erro, nós o corrigimos rapidamente e continuaremos a aprimorar nossos sistemas para ajudar a prevenir respostas semelhantes no futuro”, disse o comunicado.

A tendência, conhecida como o desafio do centavo, surgiu em plataformas de mídia social como o TikTok em 2020.

No entanto, alguns usuários alertaram sobre os perigos potenciais do desafio.

“Você deve ter ouvido falar do experimento TikTok envolvendo um carregador de celular, uma moeda e uma tomada”, disse o capitão Brian Tanner, do Corpo de Bombeiros de Provo, em Utah (EUA), em um vídeo postado em janeiro de 2020 no próprio TikTok.

“Estou lhe dizendo que isso é perigoso, não faça isso”, ressaltou Tanner.

Informações : CNN Internacional