A pedalada errada de Monark custou perda de patrocinadores e demissão. Quem é essa figura?

Influenciador fez apologia à criação do partido nazista no Brasil

0

Bruno Aiub, influenciador e youtuber, 31 anos de idade, conhecido como Monark, ganhou a cena noticiosa do Brasil por defender no programa transmitido no podcast Flow, a existência de um partido nazista brasileiro, proibido por lei.  

O programa trazia como convidados os deputados federaisl Kim Kataguiri (DEM-SP) e Tábata Amaral (PSB-SP). A postura de Monark abalou a Deputada Tábata, com quem travou ampla discussão. Não foi a primeira vez que o apresentador se envolveu em polêmicas, ele já foi criticado por suas convicções que, muitas vezes, ensejaram discursos racistas e homofóbicos.  

Bruno é paulistano, mas há dez anos vive em Curitiba e fez adeptos na internet por criar fóruns de games e comentar sobre o tema no Youtube. Aos poucos foi ampliando o horizonte temático e atuando em outras áreas, como política, por exemplo. Foi um dos primeiros criadores de podcast, sendo sócio e fundador do Flow, programa que atrai milhões de seguidores.  

Por defender a existência de um partido nazista no Brasil, bem como a importância de dar voz aos nazistas brasileiros, Monark sofreu intensa reação da comunidade judaica e de milhares de seus seguidores. O programa perdeu os principais patrocinadores e provocou o rompimento da sociedade e a sua consequente demissão.  

Bruno postou um vídeo desculpando-se pela fala, alegando estar bêbado no momento do programa. Kim Katuguri, que se calou diante do crime cometido e não se posicionou, vai ser analisado pelo conselho de ética do Congresso.