Acesse também: THATHIFM    TVTHATHI   DIFUSORAFM   79AM

AO VIVO

THATHI FM – 91,3

RIBEIRÃO PRETO – SP





Nenhum evento encontrado!

Home Blog Parabólica Mentira! Super heróis não existem!

Mentira! Super heróis não existem!

APRECIO AS PESSOAS QUE ERRAM. São capazes de erguer o braço e clamar responsabilidade. Isso é humildade, sentimento que engrandece o ser humano. Não acredito em infalíveis, aquelas pessoas que não se cansam de transferir responsabilidades e que anunciam jamais se enganarem. Duarte Nogueira faz parte do segundo exemplo. Julga-se o político perfeito. Não comete erros e jamais se engana. Acuado, transfere culpas e desacertos para quem estiver mais próximo. Um vício mercadológico que herdou da velha política. Bobagem…

ESTÁ ATRASADO NO TEMPO E NA doutrina. Político tem, sim, o sagrado direito de errar. Somos falíveis e sujeitos a erros. Alguns grotescos e outros menos acintosos. Não para o prefeito. Ele se posiciona acima do bem e do mal, incapaz de cometer erros ou produzir desacertos. Nogueira é capaz de acusar a bússola da NASA para defender-se de um caminho errado. Está próximo da soberba e nunca da humildade. Deixa-se levar por aconselhamentos tolos e orientações superadas.

HÁ DUAS ESPÉCIES DE CONSELHOS inúteis: a cama e a vaidade. Misturar decisões com lençóis ou assumi-los diante de elogios profissionais é percorrer um caminho duvidoso e inutilmente sem futuro. Não afirmo, mas suspeito que o prefeito incorra em vícios semelhantes. O resultado é desastroso e nada producente. Duarte Nogueira precisa sujar o sapatinho de cromo alemão e aventurar-se na poeira da periferia. Enquanto permanecer enclausurado na zona de conforto da zona sul, dificilmente aprenderá a linguagem do cidadão comum.

ISSO, OBVIAMENTE, NÃO O FARÁ menos ou mais prefeito. Mas terá influência clara e certeira na sua formação de cidadania. Nogueira é teimoso, isso pode ser avaliado como virtude desde que suas convicções sejam necessariamente convincentes; mas desastrosamente um grave defeito se entendidas pelo avesso. Nogueira é um perseguidor de culpas e culpados. Alguém que se sente ungido pela mão direita do Homem. Sem tempo para cometer erros.

A ARROGÂNCIA É UMA DESVIRTUDE. Duarte Nogueira teve mais de 90 dias para decidir-se sobre a quarentena da pandemia. Desprezou orientações científicas e enviesou-se por caminhos tortuosos. Agora, de novo, nega-se a implantar o necessário loockdow. Entende que isso lhe possa ser um prejuízo político. Mas nega-se a admitir que estamos sem fiscalização e sem orientação do município. Prefere esperar a resposta natural do tempo. Perde espaço.

QUANDO DESPERTAR PARA A VIDA real talvez possa ser um pouco tarde demais Nogueira tem currículo de sobra e coragem de menos. Nega a si mesmo o papel de liderança que lhe cabe como prefeito-comandante de região administrativa. Talvez até não perceba, mas tem agido muito mais como coadjuvante quando deveria ser protagonista. Essa pequenez de atitudes ele acaba implantando até mesmo em círculos domésticos, ao aceitar imposições de estrangeiros que mal conhecem nossas fronteiras

José Fernando Chiavenato
Jornalista e escritor