Acesse também: THATHIFM    TVTHATHI   DIFUSORAFM   79AM

AO VIVO

THATHI FM – 91,3

RIBEIRÃO PRETO – SP





Nenhum evento encontrado!

Home Blog Parabólica Luz no fim do túnel: Executivo e Legislativo de mãos dadas

Luz no fim do túnel: Executivo e Legislativo de mãos dadas

VAMOS COMBINAR: A UNIÃO continua fazendo força. A ideia do Legislativo (através do presidente Lincoln Fernandes) em utilizar as transmissões da TV Câmara como sala de aula durante o período de pandemia, foi imediatamente abraçada pelo prefeito Duarte Nogueira. Agora, é a própria secretaria da Educação que vai definir conteúdo e mensurar quantidade de aulas. O projeto conjunto vai ao ar diariamente e terá início no próximo dia 17, uma sexta-feira, provavelmente das 8h da manhã às 2h da tarde.

PREFEITO E PRESIDENTE COLOCAM de lado históricas diferenças políticas/eleitorais e sinalizam um raro entendimento republicano. Política – até mesmo a tupiniquim – não pode servir apenas e tão somente para erguer muros e separar instituições. Quando utilizada com cérebro e visualizada com grandeza, pode, consruir pontes em favor da comunidade. É o que parece acontecer. Nogueira não deixará de ser tucano, e Lincoln vai continuar oposição.

O MÉTODO É BASTANTE SIMPLES. A TV Câmara vai disponibilizar espaço, equipamentos e pessoal técnico para transmitir aulas online para toda rede pública de ensino. Quarenta mil estudantes serão beneficiados neste momento de aulas não presenciais, transformando o ensinamento que era feito através do sistema internet – às vezes sem suficiente qualidade – em sinal de TV aberta. Isso, óbvio, vai melhorar e ampliar o alcance de aulas não presenciais. Famílias que dispõem de um único computador, por exemplo, muitas vezes tinham que escolher entre dois ou mais estudantes e privilegiar horários conflitantes.

O SECRETÁRIO FELIPE MIGUEL, DA Educação, terá o prazo de 10 dias para preparar o novo horário dos professores. As aulas serão sempre ao vivo, monitoradas e com participação interativa dos próprios alunos. Um avanço, sem dúvida nenhuma. Apesar dos desencontrados anúncios do Governo Paulista, ainda não há definição de uma data exata para retorno presencial às aulas. Esse método pode, pelo menos, recuperar parte do tempo.

FORA DAS AULAS E DOS ACORDOS, o presidente Lincoln Fernandes, do Legislativo, confessa ter dúvidas quanto a sua caminhada eleitoreira. Tem evitado cafezinhos e encontros íntimos com quase todos os postulantes à sucessão municipal. Não sabe, ainda, se leva o disputado horário do PDT para uma coligação majoritária. Ele mesmo, no entanto, já não tem dúvidas quanto o próprio destino: será concorrente à reeleição. O tempo passa, o tempo voa…

José Fernando Chiavenato
Jornalista e escritor