Acesse também: THATHIFM    TVTHATHI   DIFUSORAFM   79AM

AO VIVO

THATHI FM – 91,3

RIBEIRÃO PRETO – SP





Nenhum evento encontrado!

Home Blog Parabólica Jesus salva a própria pele; culpa é do pai

Jesus salva a própria pele; culpa é do pai

JORGE JESUS ESTÁ A CHORAR NA TV portuguesa. Em longa entrevista, o técnico do Flamengo jura amor ao Benfica e tenta justificar porque trocou os ‘encarnados’ pela relva do Sporting. As duas equipas são as maiores rivais aqui em Lisboa. Benfiquistas não o perdoam até hoje. Jesus – que pode retornar ao comando do time – diz que foi precipitado ao atender ‘’o pedido do pai enfermo, que morreu em seguida, pedindo-lhe a troca pura e simples de equipas. Hoje, se diz um arrependido.

ESSE É O SEGUNDO ASSUNTO PREFERIDO no momento para os portugueses. Primeiro, lógico, está o maldito COVID-19. Uma infectologista do Governo pede calma aos noticiários e praticamente dá uma aula ao vivo sobre como anunciar mortes e novos casos. Chega a ser hilário ver a cara da apresentadora, olhando com espanto e sem coragem de interromper. As edições matinais são muitas e todas tratam a doença com o mesmo alarde. Nas ruas, o movimento é de calma e tranquilidade. Por enquanto.

FALEMOS DE JESUS E SEU PRETENSO retorno à terrinha. Ele nada mais está fazendo do que pavimentar o caminho de volta. Quer o perdão imediato da torcida; a diretoria já o tem como perdoado, águas do passado. Por aqui, bom lembrar, nunca foi técnico de ponta, um ganhador de títulos. Apenas um mediano. Ganhou forças aí no Brasil, dirigindo o respeitável time do Flamengo. Ele diz que só a saudade da família o faria regressar a Portugal. É uma boa pista dos próximos capítulos.

ONDE ESTÃO AS CRIANÇAS DA Europa? Não nas ruas e nunca nas sinaleiras de ruas e avenidas. Presumo que bem guardadas ou sequestradas durante a semana. Mesmo sob o risco do Corona Vírus e ainda não decretado oficialmente o fechamento provisório das escolas, ‘elas’ desaparecem de nossas vistas. É possível andar de metro, trem ou autocarro em silêncio, sem choro, manha ou corre-corre da criançada. Melhor ainda é sabe-los bem guardados.

O CASAL KIKA E RAFAEL MORA na cada vez mais elegante Barcelona. Tem um casal de filhos, João e Clarinha, de 8 e 5 anos. Entram na escola as 9 da manhã e saem 4h30 da tarde. Recebem mais do que Educação. A alimentação – que inclui café da manhã, almoço, café da tarde – é por conta do sistema de Educação. A filha de José, um bom amigo português, já aos quinze anos, segue a mesma disciplina em Lisboa. As crianças e adolescentes por aqui fazem o que devem fazer qualquer estudante: estudam.

MELHOR AINDA, NÃO PRECISAM de cursos extras e nem buscam soluções alternativas. De acordo com notas e aptidões colhidas ao longo de cada período escolar, os estudantes são submetidos a exames vocacionais de tempos em tempos. Ali se descobre as verdadeiras vontades e seguem seus cursos. As vagas nas universidades são garantidas pelo Governo e a distribuição de vagas é atribuída pelas notas. Quem tem aproveitamento melhor, escolhe curso e faculdade de seus interesses. Simples assim.

José Fernando Chiavenato
Jornalista e escritor