Série C do Campeonato Brasileiro muda de formato em 2022

Serão 27 datas, com início previsto para 9 de abril e término em 9 de outubro

0

O Campeonato Brasileiro Série C mudou de formato nesta temporada. Os 20 clubes que disputarão a competição participaram de reunião do conselho técnico, de maneira virtual, na última sexta-feira (4/2), com a diretoria de competições da CBF, e a maioria optou por mudanças profundas para 2022.

A primeira fase da Série C terá um turno único, ou seja, 19 rodadas. Os 10 melhores ranqueados na CBF farão 10 jogos em casa, contra nove dos demais. Os 20 clubes se enfrentarão e os oito melhores avançam para a segunda fase.

Na segunda fase, os oito clubes classificados serão divididos em dois grupos, com quatro times cada, para confrontos de ida e volta dentro de cada chave. Os dois melhores de cada quadrangular garantem vaga na Série B de 2023, e os líderes de cada grupo avançam para disputar o título na final, em duelo de ida e volta.

Ao todo, serão 216 partidas, com 27 datas para a disputa da Série C. O campeonato tem início previsto no dia 9 de abril e término para o dia 9 de outubro. A tabela será divulgada posteriormente pela CBF.

“É gratificante para a CBF poder atender à demanda dos clubes, ainda que isso exija da entidade um investimento maior. O conselho técnico ocorreu em ambiente democrático, onde todos puderam se manifestar e a escolha da maioria foi acolhida por todos. A Série C ganha mais datas, mais atratividade e isso é fruto da união da CBF, das Federações Estaduais e dos clubes em busca da melhor solução para todos´´, disse Ednaldo Rodrigues, presidente em exercício da CBF.

Sistema de disputa da Série C em 2022

Primeira Fase

20 clubes em turno único (19 datas)

Segunda Fase

8 clubes em dois quadrangulares; confrontos de ida e volta dentro do próprio grupo (6 datas)

Final

Os líderes de cada quadrangular se enfrentam em um confronto de ida e volta (2 datas)

Acesso

Os dois melhores times de cada quadrangular garantem vaga na Série B do Campeonato Brasileiro em 2023

Rebaixamento

Os quatro piores colocados da Primeira Fase serão rebaixados para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro em 2023

Datas e jogos

27 datas (26 em 2021)

216 jogos (206 em 2021)

Estádios

O diretor de competições da CBF, Manoel Flores, reforçou que a entidade será mais criteriosa para a liberação dos estádios para a Série C em 2022. Na primeira fase, não haverá capacidade mínima exigida. Na segunda fase, os estádios deverão ter 10 mil espectadores sentados.

Ainda assim, os estádios só serão liberados após uma avaliação que envolve critérios técnicos como quantidade de iluminação e qualidade do gramado, por exemplo, além de 23 assentos para os reservas e locais para delegado da partida e controle de dopagem (recomendações da FIFA). As avaliações seguirão normas estabelecidas em diretriz da CBF.

Cotas e premiações


Cada um dos 20 participantes receberá conta de 250 mil

1º lugar (campeão): 400 mil reais + veículo FIAT

2º lugar (vice): 300 mil reais + veículo FIAT

3º lugar: 200 mil reais

4º lugar: 100 mil reais 


Clubes participantes da Série C em 2022:

ABC-RN
Altos-PI
Atlético-CE
Aparecidense-GO
Botafogo-PB
Botafogo-SP
Brasil-RS
Campinense-PB
Confiança-SE
Ferroviário-CE
Figueirense-SC
Floresta-CE
Manaus-AM
Mirassol-SP
Paysandu-PA
Remo-PA
São José-RS
Vitória-BA
Volta Redonda-RJ
Ypiranga-RS