Treta na Câmara! Vereadores quebram a pau por conta de postagem no Facebook

Treta, Treta, Treta!!!

Começou bem o ano Legislativo. As primeiras sessões do ano foram pródigas em tretas entre os parlamentares. Na mais recente delas, ocorrida nesta terça-feira, o tempo fechou. E o destaque ficou a cargo dos vereadores Marmita e Maurício da Vila Abranches, que bateram boca, e feio, com Renato Zucoloto.

Problema

A treta começou há algumas semanas, quando Zucoloto publicou, em sua conta no Facebook, uma postagem na qual era apontado como o parlamentar que menos recursos do gabinete utilizou. Vila Abranches e Marmita, que apareciam entre os campeões de gastos, não gostaram e questionaram a postagem. Incomodado com o assédio, Zucoloto chegou a apagar o posto, que havia, por indicação de sua assessoria de imprensa, patrocinado no Facebook.

Mais treta

Acontece que um dos assessores do parlamentar havia compartilhado a publicação em seu próprio Facebook. E Maurício Vila Abranches, ao perceber o compartilhamento, pegou pesado e partiu para o ataque. Disse que iria protocolar um pedido de exoneração do assessor.

Acordão

Pela lógica de Maurício Vila Abranches e Marmita, a postura do assessor contrariou acordo feito entre os vereadores que prevê a exoneração imediata de qualquer assessor, inclusive sem aviso ao responsável pela indicação, caso algum integrante dos gabinetes critique algum dos outros parlamentares. 

P… na mesa

Nesta terça-feira, Zucoloto foi confrontado, na sala de reuniões da Câmara, e resolveu tomar as dores de sua assessoria. Falou grosso com Vila Abranches e Marmita, disposto a não fugir do confronto se necessário. “Acho que eles perceberam que, comigo, a conversa seria mais embaixo, e tudo acabou resolvido”, disse Zucoloto, em conversa com o corneta sobre o assunto. Procurado, nem Vila Achances nem Marmita comentaram o assunto.

Mais uma treta

Depois de pacificados os ânimos, sobrou até para o novato França, que aproveitou o bate-boca para cornetar vereadores que estiveram presentes no completo Ribeirão Verde. Argumentou que não gostaria de ver os colegas atuando em sua região. Sem pestanejar, levou uma saraivada de cornetadas. Na mais leve de todas, ouviu de colegas que nenhum bairro era propriedade de qualquer vereador. Questionado sobe o assunto, o vereador se mostrou tranquilo. “Temos um trabalho forte no Ribeirão Verde. Quanto ao trabalho de outro vereador lá, não vejo problema”, disse o parlamentar. 

Segue o baile

Questionado sobre o espinhoso tema, o presidente do Legislativo, Linconl Fernandes, considerou “normal” a situação. E segue o baile. 

Análise

A este corneta, causa decepção que o Legislativo se apegue a posturas tão banais. Na minha modesta opinião, os nobres parlamentares deveriam perder seu precioso tempo com posturas mais saudáveis do que ameaçar o trabalho dos assessores dos seus colegas ou tentar criar currais eleitorais em seus bairros de origem.

Derrota

França, por sinal, sofreu outro revés na sessão de ontem. Ao tentar convocar seis secretários municipais para para serem sabatinados na Câmara, viu o pedido ser rejeitado por 19 votos a seis. “Não considero uma derrota. Foi uma situação colocada, mas é tranquilo. É a forma de trabalhar de cada um, e cada vereador votou de acordo com o que achou melhor. Mas o trabalho continua. A cidade não pode ficar sem resposta. Se não respondem pela Câmara, acionaremos o Ministério Público”, disse.

Vitória

Considerações à parte, foi mais uma vitória do líder do governo, André Trindade, responsável pela articulação política do governo na Câmara. 

 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS