Acesse também: NOVA BRASIL    TVTHATHI   DIFUSORAFM   79AM

AO VIVO

Rádio 79 AM

RIBEIRÃO PRETO – SP





Nenhum evento encontrado!

HomeBlogCorneta do SchiavoniRicardo Aguiar Duarte Nogueira?

Ricardo Aguiar Duarte Nogueira?

CAMPANHA NA RUA

Faltando mais de um ano para as eleições de 2022, a campanha do secretário da Casa Civil de Ribeirão Preto, Ricardo Aguiar, já está na rua. A meta é concorrer a uma vaga de deputado – federal ou estadual, ainda não se sabe. Principal responsável pela interlocução do Executivo na Câmara, Aguiar tem cumprido extensa agenda fora de Ribeirão em encontro com deputados e lideranças políticas regionais. Tudo exposto em suas redes sociais, claro.

APOIO AMIGO

O neófito, que nunca ocupou cargos eletivos – foi secretário do Esporte no primeiro mandato de Nogueira e atualmente é o responsável pela Casa Civil – conta, entretanto, com um apoio fundamental em seu intento: o prefeito Duarte Nogueira (PSDB). Foi Nogueira, inclusive, quem intensificou a presença de Aguiar em eventos políticos nos quais tem cabido ao secretário representar a administração municipal. O objetivo é tornar o novo protegido mais conhecido e incrementar a cancha política.

RICARDO DUARTE NOGUEIRA

Nos bastidores, o apoio do prefeito ao intento é motivo de brincadeiras entre alguns colegas de gestão de Aguiar. A referência à candidatura, a deputada federal, da ex-primeira-dama Samanta Pineda, que trocou o nome, nas urnas, para Samanta Duarte Nogueira para a disputa de uma vaga na Câmara Federal em 2018. “Só falta ele também trocar o nome”, afirmou um secretario da administração, que, por motivos óbvios, prefere não ser identificado.

SEM VAGA

Vale lembrar que o nome de Nogueira não foi capaz de eleger Samanta. A advogada teve pouco mais de 42 mil votos em sua empreitada, sendo a décima quarta mais votada do partido – o PSDB elegeu seis deputados em São Paulo nas eleições de 2018.

BOLA DE CRISTAL

O movimento, entretanto, mostra, para esse corneta, um objetivo mais de longo prazo do que as eleições de 2022. Ricardo Aguiar tem se cacifado, a cada dia, como nome do PSDB para a disputa da sucessão de Duarte Nogueira, em 2024. Com o partido sem grandes lideranças locais, a juventude de Ricardo conta a seu favor, bem como o apoio de Nogueira, única liderança tucana na cidade.

JOGO POLÍTICO

Mas Aguiar não é o único de olho na vaga. O vice-prefeito Daniel Gobbi (PP), que ocupa a pasta de Planejamento, e a secretária da Assistência Social, Renata Gregoldo (PSDB), também são nomes comentados para suceder Nogueira. O tabuleiro político, portanto, começa a ser montado. A seguir, cenas dos próximos capítulos.

ANA PAULA EX-GENTILE

Mudando de pau para caceta, este corneta tem bastidores interessantes sobre a saída de Ana Paula Paiva, ex Ana Paula Gentile, do governo Duarte Nogueira. Apesar de um relacionamento muito próximo e até íntimo com o prefeito e alguns integrantes do primeiro escalão, a manutenção da ex-chefe do Procon se tornou insustentável… mas esse é assunto para outro dia!

SEM CLUBE DA AZEITONA

As sextas-feiras na prefeitura de Ribeirão Preto andam mais tristes depois da morte de Marcos Vinícius Moreira de Carvalho. Antes de seu passamento, ocorrido em 14 de maio, era comum que assessores de primeiro e segundo escalão se encontrassem, depois do expediente, no último dia de trabalho da semana, no Palácio do Rio Branco, onde esperavam Nogueira para uma animada roda de conversa onde eram ofertadas as tais azeitonas como petisco. Marcos Vínicius, um dos mais animados, era presença constante. Ao menos por enquanto, não tem clima para que as reuniões voltem a ocorrer.

AUXILIUM QUAE SERA TAMEM

A para não dizer que este corneta não fala de flores, convém trazer ao baile o tema do auxílio emergencial. Quase um ano e três meses depois do primeiro caso de pandemia ser registrado em Ribeirão, o prefeito Duarte Nogueira, em iniciativa do vereador Alessandro Maraca (MDB) aprovou o auxílio emergencial municipal. Lembramos, no título desta nota, o lema da Inconfidência Mineira para lembrar: uma boa notícia, ainda que tardia.

- Advertisment -
- Advertisment -
Corneta do Schiavoni
Jornalista formado pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), é pós-graduado em Gestão da Comunicação e Eventos, especialista em Direito Administrativo e graduando em Direito. Atuando há 16 anos no jornalismo, foi repórter, editor, editor-chefe e pauteiro em diversos veículos do interior paulista, entre eles Jornal A Cidade, Gazeta Ribeirão, Comércio da Franca, Rede BOM DIA e Record TV. Foi correspondente em veículos como Reuters, Folha de São Paulo, e jornal DCI. É colaborador do Portal UOL desde 2013 e atual editor-chefe do portal do Grupo Thathi de Comunicação. Neto do Zualdo e filho do Adalberto, é pai do Gabriel e do Zualdo Bisneto. Nascido e criado na Vila Tibério, é botafoguense, graças a Deus.