Jogo vira e candidatura de Fabiano periga; confira as cornetadas na Câmara

Futebol…

Cotado para comandar o Legislativo, Fabiano Guimarães (DEM) não escondeu o sorriso durante a sessão. Flamenguista, comemorou a vitória de sua equipe contra o Grêmio, por 5 a 0, pela Copa Libertadores. A equipe carioca joga a final do torneio.

… e política

Na política, entretanto, o vereador não tem tantos motivos para sorrir. Ganha voz um movimento, na Câmara, que pode implodir o grupo político que suporte à sua candidatura.  Nem mesmo entre as fileiras do grupo, que é majoritário, há certeza da vitória. “A certeza é que vamos cumprir o que combinamos. Vamos esperar e ver se os demais também vão”, disse André Trindade (DEM), articulador do grupo no Legislativo e líder do prefeito Duarte Nogueira (PSDB) na Casa.

Bastidores

Por outro lado, nos bastidores, pelo menos cinco vereadores ouvidos pela coluna – inclusive dois do grupo que teoricamente dá apoio a Guimarães – repetem que as resistências ao nome de Fabiano aumentaram nos últimos dias. A oposição busca, agora, um nome capaz de aglutinar forças para o próximo pleito.

Procurado

O atual presidente da Casa, Linconl Fernandes (PDT), admite que foi procurado por vereadores para falar sobre o tema. Assuntado sobre se teria interesse em tentar um segundo mandato consecutivo, declarou que, no momento, não tem interesse em permanecer no posto. Mas na política, como o leitor certamente sabe, as certezas mudam rapidamente.

Novidade…

Além da resistência contra Fabiano, o grupo de oposição deve ganhar reforço nos próximos dias. Embora estivesse ontem no Legislativo compondo a Mesa Diretora, Otoniel Lima (PRB), que teve os direitos políticos suspensos e aguarda notificação, deve dar lugar a França (PDT).

…na oposição

França é ligado a Ricardo Silva (PSB), adversário vencido por Nogueira nas últimas eleições, e a tendência é que o novo parlamentar integre o grupo da oposição. “Pode crer. Com certeza”, disse ao corneta. Se cada voto conta, a saída de Otoniel tira um voto de Guimarães e dá aos opositores mais um apoiador. Resta ver, agora, como fica essa contabilidade.

Vice?

Outra mudança no Legislativo diz respeito ao eventual candidato a vice-prefeito na chapa que será comandada pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB). Igor Oliveira (MDB), o candidato natural a vice, perdeu espaço depois das denúncias contra seu pai, o deputado estadual Léo Oliveira (MDB).

Negativa

Duas abelhinhas corneteiras procuraram o titular da coluna afirmando que emissários do Palácio do Rio Branco sondaram o vereador Alessandro Maraca (MDB) para o posto. Ao corneta, Maraca não negou. E também não confirmou. 

Não acredito

Vice-líder do governo, Elizeu Rocha (PP) voltou a criticar a administração. Ao receber deste corneta uma nota, encaminhada pela assessoria de imprensa da Prefeitura, onde a Coderp informa que não tem nenhum projeto em atraso com o Daerp, o vereador foi sincero. “A nota deles não serve pra mim”, informou.  Na sessão de terça-feira, o parlamentar chegou a sugerir o fechamento da Coderp e apontou a incapacidade da empresa em fornecer um serviço ágil e de qualidade.

Walter Gomes

E por falar em vereadores, o Tribunal Superior Eleitoral negou um recurso do Ministério Público Eleitoral que questionava a absolvição do ex-presidente da Câmara, Walter Gomes, por falsidade ideológica eleitoral.  

Valores

Em 2016, Gomes havia declarado R$ 947,7 mil em bens para a Justiça Eleitoral, mas teria omitido bens e informado valores menores que o valor dos imóveis. Vale lembrar que o ex-vereador é réu na investigação que apura o esquema de corrupção da operação Sevandija.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS