Ho Ho Ho! A campanha de 2024 já começou

Daniel Gobbi, vice-prefeito de Ribeirão e secretário do Planejamento - Foto: Reprodução

E este corneta não dá folga nem no Natal, produção! Pode isso? Pode sim, a corneta do Schiavoni tem uma edição especial para este simpático dia onde os crentes – entre os quais respeitosamente não me incluo – comemoram o nascimento do filho do Patrão. Então, por favor, segura essa ressaca toda e, como o assunto é política, sem mais delongas vamos falar de eleições!

Para bom entendedor

Salutar a entrevista do vice-prefeito, Daniel Gobbi (PP), ao programa Thathi Repórer, comandado por César Capareli e José Fernando Chiavenato. Ficou claro que, para quem sabe ler, um pingo é letra.

Futuro

Nas entrelinhas, o vice-prefeito, que está com moral no governo Duarte Nogueira (PSDB) e acumulará a função de secretário de Planejamento, já arma o tabuleiro para um futuro político que, a depender da gestão tucana, pode terminar em uma candidatura ao Palácio do Rio Branco em 2024.

Fala

Questionado, indiretamente, sobre o assunto, Gobbi deu o recado. “É muito cedo pra isso. Vamos começar a desenvolver um trabalho (…) política a gente faz no dia a dia, semana a semana, mês a mês e depois ano a ano. Há quatro anos, eu não conseguia enxergar onde estaria hoje, nem consigo me enxergar daqui quatro anos (…) deixa a política e a vida levar”, afirmou o vice.

Disputa 2022

Fato é que o cenário político para 2024 depende, sobremaneira, de 2022. Nogueira acalenta, nem tão secretamente assim, o sonho de ser candidato a vice-governador na chapa de Rodrigo Garcia (DEM). Trata-se de uma composição provável entre DEM e PSDB e que pode jogar a prefeitura no colo de Gobbi. A candidatura a reeleição, nesse cenário, seria completamente natural.

Disputa 2024

Ainda que Nogueira permaneça, entretanto, as eleições de 2024 estão logo ali. Nesse caso, Gobbi terá que enfrentar os leões do tucanato, que certamente não querem perder a oportunidade. Mas o jogo é jogado, o lambari é pescado e o mel deixa de cristalizar em fogo brando. Vamos ver a água correr por essa ponte.

Baleia nele

Baleia Rossi, deputado de Ribeirão Preto – Foto: Divulgação

Por sinal, é alvissareiro, para os planos de Nogueira em ser vice-governador do Estado, a candidatura, com altas chances de vitória, de Baleia Rossi (MDB) à presidência da Câmara Federal. A costura dessa candidatura teve um pequeno capítulo em Ribeirão, com o acerto entre Nogueira e Baleia para as eleições municipais.

Prometeu, cumpriu

Baleia é conhecido por cumprir as promessas que faz. E consta que, no bojo do acordão para as eleições a prefeito, houve conversas para que Nogueira ajudasse a emplacar o nome de Baleia no alto tucanato. E a reciproca viria nas eleições de 2022, com a retribuição de Baleia para consolidar o nome de Nogueira como vice. A conferir.

Ricardo Silva

Deputado federal Ricardo Silva (PSB) – Foto: Divulgação

A ofensiva do deputado Ricardo Silva nas redes sociais não para, não para, não para não. Na última semana, o deputado patrocinou a divulgação de um ranking, feito pelo jornal Diário de São Paulo com base em dados públicos de acompanhamento das sessões, que apontaram o deputado como um dos dez mais produtivos no Congresso. A análise diz respeito ao total de propostas apresentadas.

Fakenews

Uma das propostas de Silva, divulgada nesta semana, é um projeto de lei que pune com pena de até oito anos de prisão quem produzir ou disseminar fakenews, especialmente envolvendo vacinas.

Código penal

A proposta cria o artigo 285-A no Código Penal e determina que é crime “disseminar, por qualquer meio, notícias falsas ou infundadas, sem a identificação de dados científicos claros e fontes seguras da informação, sobre a eficácia, importância e segurança das vacinas.” A pena prevista é de dois a oito anos de prisão, além de multa.

Mais pena

O deputado Ricardo Silva ainda apresenta no projeto a previsão de aumento da pena em 50% caso o crime seja cometido por agente público. “Temos que combater notícias falsas que colocam em risco a vida de milhões de pessoas, especialmente neste período de enfrentamento à pandemia do covid 19. É necessária a adoção de medidas urgentes para a preservação da vida”, afirma o deputado.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS