Corneta na Câmara: denúncia contra Léo Oliveira muda jogo político em Ribeirão

Depois da bomba anunciada pelo Ministério Público, que fez denúncia contra o deputado estadual Léo Oliveira (MDB) na qual acusa o parlamentar de integrar o esquema de corrupção apurado no âmbito da Operação Sevandija, moveram-se peças importantes no tabuleiro político da cidade. E essas movimentações não passaram despercebidas desse corneta, que, na terça-feira, esteve na Câmara para acompanhar a sessão. Confira os destaques;

Ambiente

Repercutiu intensamente a notícia do bloqueio de bens do deputado Léo Oliveira (MDB) na Casa de Leis. Vale lembrar que o filho do parlamentar, Igor Oliveira (MDB), é vereador na cidade e candidatíssimo a integrar, como vice, a chapa do prefeito Duarte Nogueira (PSDB).

Avaliações

À boca pequena, vereadores comentavam se as manchetes negativas relacionadas ao caso teriam o poder de mudar a marcha dos acertos que já estão em cursos no tabuleiro eleitoral. O corneta ouviu de alguns que sim, de outros, que não. Muita água deve rolar por essa ponte e, nesse angu, não meto minha colher nem opino – por enquanto.

Bancos com dívidas

Ao comentar proposta de sua autoria que aumenta o tempo de vigência do programa de refinanciamento de débitos dos munícipes com a prefeitura até 20 de dezembro, Alessandro Maraca aproveitou para colocar os bancos na roda. “O refinanciamento médio das pessoas que procuraram a prefeitura foi de R$ 300. O pobre quer pagar a dívida. Pergunta se algum banco procurou a prefeitura para pagar o que deve”, alfinetou. Em tempo: nenhum banco procurou a prefeitura.

Escola Militar

O vereador Renato Zucoloto (PP) defendeu, no pinga-fogo, a transformação de escolas de Ribeirão Preto em escolas cívico-militares. Segundo o vereador, houve intenso apoio popular para que duas escolas da cidade sejam transformadas em escolas militares. Para o vereador, é uma opção para quem quer melhorar a educação dos filhos. “Obrigado à população que votou por esse novo modelo”, disse o vereador. “Tem que ter escola militar, evangélica, católica, de todo jeito. Temos que tentar melhorar”, disse.

Aprovações

Em tempo: as escolas Nelson Machado, no Maria Casagrande, e Jaime Monteiro de Barros, no Jardim Aeroporto, aprovaram, em votação popular, a mudança, enquanto a Honorato de Lucca, no Salgado Filho I, recusou a transformação.

Registrado

O jornalista Rodrigo Leone, apontado como pré-candidato a vereador, escreveu um documento no qual garante que não será candidato. O homem, que tem a voz que todo jornalista do mundo queria ter, pretende registrar o compromisso em cartório. O corneta teve acesso à carta em primeira mão e admite: ficará feio para o jornalista se voltar atrás no compromisso. Leone informa ainda que não possui filiação partidária válida e que não tem “interesse em concorrer a nenhum cargo eletivo nas eleições supra citadas”.

Resposta

O corneta interpreta tal atitude como uma resposta de Leone ao vereador Rodrigo Simões (PDT, por enquanto), que tem comentado publicamente que as denúncias feitas por Leone contra ele possuem fins eleitorais. Com a decisão do jornalista, o argumento certamente perde força. A conferir os próximos passos.

 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS