Baleia senta com Ricardo e apara arestas. Só falta definir o voto

Baleia Rossi, deputado de Ribeirão Preto - Foto: Divulgação

Meus caros cornetas, a verdade é que andava em falta com vossas senhorias, mas isso acaba nesse momento. E agora, neste feriado de São Sebastião, padroeiro da nossa querida Ribeirão Preto, é a hora exata de trazer alguns bastidores da política tupiniquim, seja ela feita em Ribeirão ou em Brasília. Então, sem delongas, vamos lá:

NEGOCIAÇÕES FEDERAIS – Neste fim de semana, o deputado federal Ricardo Silva (PSB) sentou, pela primeira vez de forma oficial, com também deputado Baleia Rossi (MDB) para debater o assunto que toma conta do Congresso Federal: o apoio para as eleições de presidente da Câmara, posto pretendido por Baleia. A reunião ocorreu no sábado, em Ribeirão mesmo, cidade natal de ambos os políticos.

MAGOADO – Embora Ricardo negue e afirme categoricamente que tem um canal de conversa estabelecido com Baleia Rossi, o fato concreto é que a sensação em Brasília é que Baleia não fez tudo que podia para Silva no Congresso Federal. Um dos homens mais poderosos da República, com amplo trânsito inclusive no governo federal, Baleia manteve cautelar distância de Silva, um dos deputados mais novos do Congresso e ainda integrante da massa de deputados sem grande expressão política nacional.

SEM ACORDO – Conversa vai, conversa vem, houve uma aproximação entre os dois parlamentares, mas não o suficiente para sacramentar o apoio. Ricardo segue com o discurso que irá falar com todos os candidatos – são seis, além de Baleia – para definir a posição final. Ressalte-se que Silva tem bom trânsito com Arthur Lira (PP), principal oponente de Baleia nesse pleito.

Deputado federal Ricardo Silva (PSB) – Foto: Divulgação

CORNETADA – O corneta ouviu muita gente e acredita, entretanto, que a tendência é que Silva fecha apoio a Baleia. Mas, em política como na vida, nada é definido.  Fica, sem dúvida, a lição para Rossi, pelo menos em relação a Ricardo, de que conversar e ter uma postura amistosa pode render frutos mais doces.

DANÇA DE CADEIRAS – Este corneta não poderia deixar de falar sobre a dança das cadeiras nos cargos de médio e baixo escalão da prefeitura. A julgar pelas nomeações e exenorações, o prefeito parece dar mostras de que irá efetivamente priorizar a zeladoria pública e a assistência social na cidade. E também mostra que essa segunda gestão se trata de uma nova administração, na medida em que muitos servidores que integraram a equipe nos quatro primeiros anos foram exonerados para dar lugar a novos indicados.

SALUTAR – A medida é salutar e indica que alguns gargalos podem ser efetivamente enfrentados pela atual administração. A conferir se os resultados serão satisfatórios. O corneta segue de olho.

Duda Hidalgo e José Dirceu – Foto: Divulgação

NARIZ EM PÉ – Este corneta tem sido procurado por uma série de funcionários, de alto e também de baixo escalão, interessados em comentar sobre a debutante Duda Hidalgo (PT). A queixa, ouvida de quatro diferentes servidores, é que a parlamentar tem tido problemas no trato com assessores e funcionários da Casa. A mais recorrente das reclamações foi o “nariz em pé” da parlamentar.

ZÉ DIRCEU – Ressalte-se que a parlamentar, uma das revelações das urnas do PT nessas eleições, é identificada com o ex-guerrilheiro e ex-ministro José Dirceu, homem forte do PT nos governos de Lula e que não era exatamente conhecido pela sua simpatia no trato pessoal. Seria uma inspiração? Perguntar não ofende…

IMPRESSÃO – Este corneta, fato inconteste, não dispõe de subsídios para analisar a questão, mas pode dizer que, em um único contato pessoal, ocorrido na sede do Grupo Thathi dias antes da posse, a jovem parlamentar não passou exatamente essa impressão. Voltaremos, entretanto, em breve a esse tópico.

CAMPANHA – Por sinal, segue firme e forte no Legislativo a intenção de deixar tudo como d´antes no quartel de Abrantes. Mesmo o chamado “sangue nos olhos” para cassar o mandato do vereador França (PSB), acusado de “queimar o filme” do Legislativo, parece ter arrefecido neste começo de ano. Vamos ver como a banda toca com a volta das sessões.

Elizeu Rocha (PP), vereador em Ribeirão Preto

FORCINHA – E pra dizer que a coluna não tem só corneta, na última semana, foi publicada, no Diário Oficial, uma lei, de autoria do vereador Elizeu Rocha (PP), que classifica estabelecimentos como barbearias, salões de beleza, manicures e congêneres como estabelecimentos de serviços essenciais. Ainda que não altere em nada o funcionamento desses locais no momento, a medida pode ser relevante se houver reclassificação negativa da cidade no Plano São Paulo. A conferir.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS