Alcaide Nogueira, vou dar, “de grátis”, uma consultoria de comunicação a sua excelência

Digníssimo prefeito Duarte Nogueira,

Quem escreve estas maltraçadas é o jornalista Eduardo Schiavoni, vulgo corneta. Surpreendido que fui durante a tarde por uma nota da sua assessoria sobre o parcelamento do benefício de aposentados e pensionistas, resolvi prestar, totalmente “de grátis”, como se diz no popular, uma consultoria de comunicação a sua pessoa.

Sim, sei que você tem muita gente capacitada e bem paga para o serviço. Mas não custa ajudar, né?

Pois bem, lá vai.

Não cai bem, senhor prefeito, fazer uma coletiva de imprensa de manhã para exaltar os mil primeiros dias de seu governo – por sinal, parabenizo pela data, mas não pela gestão – e, no mesmo dia, menos de oito horas depois, confiscar a aposentadoria dos velhinhos. Percebe como as coisas não batem?

Talvez fosse o caso de avisar sobre a mudança no pagamento em outra data. Com antecedência. As pessoas, prefeito, possuem compromissos financeiros que nem sempre se limitam a R$ 3,5 mil. E as contas não esperam.

Mas calma, não vou entrar no aspecto quase criminoso de mexer na remuneração de pessoas idosas, sendo que muitos deles investem sua suada aposentadoria em remédios, planos de saúde e na manutenção de condições básicas de vida.

Como jornalista, peço, entretanto, que o senhor analise com cuidado uma situação. Qual mensagem o senhor tentou passar em sua coletiva? Imagino que seja a de um governo que está trabalhando, consertando a cidade, colocando as coisas nos eixos. Um governo que, como o senhor gosta de dizer, pegou uma terra arrasada e está colocando ordem na balburdia financeira de anos de corrupção do governo da Pantera Rosa, a bandida presa em Tremembé, mas que está encarando de frente tal desafio, com sucesso.

Essa é a imagem que o senhor quer passar, inclusive como candidato que é à reeleição. Seria o que eu, como homem de comunicação, faria, se cuidasse de sua imagem.

Mas como, pela manhã, o senhor faz uma declaração tão forte, positiva, e, de tarde, anuncia que não foi capaz de pagar em dia as aposentadorias dos servidores?

Percebe que isso é completamente oposto à imagem que o senhor quer passar, caro alcaide? Note, caro Duarte, que há um problema muito sério de comunicação. Ou a primeira informação, passada na coletiva, está redondamente errada, ou o anúncio do parcelamento é uma pegadinha do Mallandro.

Qual das duas, prefeito? Ou ambas não são a mesma cidade?

Agora vou contar o que você já sabe. A notícia do confisco da aposentadoria, enviada no fim do expediente na sexta-feira, teve o intuito óbvio de ser menos repercutida, como todos sabemos. Muitas redações trabalham com equipes reduzidas e a população, numa sexta, está mais preocupada com a cerveja do fim de semana do que com qualquer notícia. É uma boa ideia em termos de comunicação, reconheço. Mas, infelizmente para sua imagem, prefeito, não vai dar certo.

O senhor já levou uma bela cornetada do Sindicato dos Servidores, que divulgou uma nota criticando asperamente sua gestão e pedindo, inclusive, sua saída do cargo. Veículos de comunicação já repercutiram o caso e os servidores estão batendo forte nas redes sociais. Mais grave, prefeito, o senhor está sendo chamado de mentiroso, tanto nas redes sociais quanto nas ruas, inclusive na Única, aquela cafeteria do Centro que vez ou outra o senhor visita. E um político que é chamado de mentiroso com frequência certamente terá problemas em eleições futuras.

Não na próxima, entendeu, prefeito. A próxima, acredito, está no papo. Mas sim nas futuras.

Pense nessas singelas dicas, senhor prefeito. Se não para evitar sofrimento da população, ao menos para preservar a sua imagem.

Grande abraço, do amigo

Schiavoni

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS