A Corrida Maluca ao Palácio do Rio Branco

Está divertido, para dizer o mínimo, a corrida para ocupar a vaga de candidato do prefeito Duarte Nogueira (PSDB) às eleições de 2024. Faltando quase três anos par ao pleito, os possíveis concorrentes da situação já se engalfinham pela “benção” do atual prefeito. E a corrida, que ouso chamar de maluca, está cada vez mais aberta. Sob os olhares curiosos do prefeito, que adora provocar cada um dos concorrentes, o bicho está pegando na cidade.

O Lenhador

Quem está a frente do pelotão, no momento, é o secretário da Educação, Felipe Elias Miguel, carinhosamente chamado nos bastidores do Palácio do Rio Branco de Lenhador. Mesmo com uma série de notícias negativas – Ribeirão não gastou o percentual mínimo na área, e há ainda uma série de ocorrências envolvendo acidentes nas escolas da cidade – Felipe Elias parece dispor da simpatia de Nogueira na disputa. Ao menos por enquanto. Vai liderando. Mas cuidado, piloto, o caminho está se fechando e pelo menos cinco mil aparelhos de ar-condicionado podem colocá-lo numa fria!

Casal 20

Ricardo Aguiar, ex-secretário de Nogueira e técnico da seleção brasileira de caratê

E se falamos em Corrida Maluca, desenho célebre que passou por muitas gerações desde o final dos anos 1960, não poderiam faltar dois personagens icônicos: Piter Perfeito, com seu sorriso radiante, e Penélope Charmosa, com seu carro todo rosa. No governo Nogueira, esses personagens têm nomes: Ricardo Aguiar, da Casa Civil, e Renata Gregoldo, da Assistência Social.

Renata Charmosa

Aparentemente fora da briga pelas primeiras posições, Renata segue traçando sua própria corrida. Tem sido deixada de lado pelos demais competidores, esperando, quem sabe, a hora certeira de arrancar. Por enquanto, não teve que desviar de muitas armadilhas e se manteve fora da briga. Mas aguarda, ansiosa, a hora de tentar ocupar a primeira posição. Por enquanto, vai vencendo ao se manter fora do radar dos demais concorrentes.

Aguiar Perfeito

Ex-favorito de Nogueira, Ricardo Aguiar segue escanteado na administração. Ele já liderou a corrida por um bom tempo, mas tem se mostrado incapaz de resistir aos ataques dos opositores. Hoje, está numa fase de ostracismo. Antes papagaio de pirata, acompanhava Nogueira em qualquer evento. Acreditou até que poderia ser o candidato do chefe a deputado, mas perdeu as boas graças de Duarte Nogueira. Tudo isso depois de derrapar na pista por conta de armadilhas preparadas por seu antagonista, Dick Gobbirista – mais um concorrente sério nessa disputa.

Dick Gobbirista

Daniel Gobbi, vice-prefeito de Ribeirão e secretário do Planejamento – Foto: Reprodução

Sim, o malvado favorito do desenho também está representado nessa corrida – e com boas chances de ser o vencedor. Daniel Gobbi (PP), vice-prefeito, segue fazendo as amarrações de bastidores. Observador, está atento a cada movimento dos adversários – e não se importa de jogar algumas tachinhas para furar os pneus dos concorrentes, se necessário. É o segundo colocado na corrida atualmente – mas há quem aposte que vai ser o único carro inteiro no final da disputa.

Nica Mutley

Até o resmungão cachorrinho Mutley, “parceiro” de Dick Vigarista, está representado. Trata-se do ex-homem forte da Casa Civil Nicanor Lopes. Forma com Dick uma dupla das mais improváveis, com direito a troca de farpas mas, no fim, um acaba ajudando o outro. Resta saber por quanto tempo.

Mais Concorrentes

Deputado estadual Léo Oliveira (MDB) durante sessão da Assembleia Legislativa – Foto – Divulgação/Alesp

E estamos falando, nesta coluna, apenas dos pré-candidatos do governo para as próximas eleições. Temos ainda concorrentes das mais diferentes matizes ideológicas. Ricardo e Rafael Silva (Tio Thomas e seu fel escudeiro, o Urso Chorão); Quadrilha de Morte (Isaac Antunes, o presidente da cidade), Irmãos Pavor (Léo e Igor Oliveira, por motivos óbvios, ou seja, a peruquinha); Irmãos Rocha (Maraca e Linconl Fernandes);  Professor Aéreo (Marcos Papa) e Barão Vermelho (Mauro Inácio).

Concurso de Penélopes

Temos ainda o Carro Tanque do Exército, que pode ser capitaneado por Andre Rodini e seu negacionismo seletivo. Fechando a lista de concorrentes, temos Duda Hidalgo, que pode ser a Penélope Charmosa da estrela vermelha, e de Dulce Neves, que seria uma versão mais “adulta” da personagem. Sem trocadilhos.

Cenas dos próximos capítulos

Sobre esses últimos, mais informações em breve, nas próximas colunas. Quem ganhará essa corrida? Difícil saber. Quem viver, verá.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS