Santa Casa de Araçatuba realiza procedimentos simultâneos na primeira captação de órgãos do ano

A captação simultânea foi realizada por equipe composta por quatro cirurgiões de uma instituição hospitalar de Sorocaba

A Santa Casa de Araçatuba (SP) realizou no último sábado (07) procedimentos simultâneos na primeira captação de órgãos deste ano. Nove pessoas serão beneficiadas com duas captações de múltiplos órgãos realizadas simultaneamente. Os doadores foram uma paciente de 56 anos, de Birigui e um paciente com 41 anos, de Penápolis. Os dois tiveram mortes encefálicas constatadas no dia 5 de maio em decorrência de Hemorragia Subaracnóidea e Acidente Vascular Encefálico Isquêmico, respectivamente.

A captação simultânea foi realizada por equipe composta por quatro cirurgiões de uma instituição hospitalar de Sorocaba. Da paciente foram captados rins e córneas; da outra pessoa, fígado, rins e córneas. Os órgãos foram direcionados à Central Nacional de Transplantes para pacientes cadastrados na fila de transplantes que a tenham compatibilidade necessária.

Foi a segunda captação simultânea realizada desde a implantação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante da Santa Casa de Araçatuba. Em março de 2016, 14 pessoas foram beneficiadas por tripla coleta de órgãos, incluindo coração, realizada ao mesmo tempo em pacientes que tiveram morte cerebral.

Nenhuma postagem para exibir