Projeto “Praça Profissões” prepara jovens para o mercado de trabalho

"Estamos em busca de mostrar para os jovens que uma profissão pode ser pensada, planejada e estruturada e como fazer bom uso das oportunidades educativas"

O Shopping Praça Nova Araçatuba lançou um projeto que prepara jovens para o mercado de trabalho. O “Praça Profissões” surgiu para incentivar e apoiar adolescentes a partir de 12 anos de idade atendidos por projetos sociais no município. Os primeiros beneficiados com a oportunidade foram 15 adolescentes que fazem parte do projeto “Misture-se”.

Cada turma deve conhecer pelo menos 20 profissões, em seis meses. Três encontros já foram realizados desde outubro, nos quais os participantes conheceram profissionais da área de estacionamento, segurança e marketing do centro de compras.

O Praça Profissões tem encontros quinzenais, às terças e sextas-feiras, em uma sala de treinamento do shopping e ensina profissões de maneira simples.

As aulas são práticas e objetivas, diversos profissionais, de diferentes segmentos, dão orientações sobre como escolher uma profissão, quais as opções no mercado de trabalho e os critérios para definirem suas escolhas.

Os jovens também são sensibilizados a refletirem sobre qual tipo de estudante querem ser em suas trajetórias estudantis. Então, os profissionais mostram a importância do ensino em todas as suas etapas: superior, cursos técnicos ou livres e esclarecem como funciona cada um.

Informações sobre a importância dos processos seletivos ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), SISU (Sistema de Seleção Unificada) e ProUni (Programa Universidade para todos) também fazem parte do processo.

Após a apresentação teórica sobre determinadas profissões, os participantes conhecem como elas são desempenhadas. Dessa maneira eles podem reconhecer a importância de cada trabalhador para o resultado final de uma empresa.

“Estamos em busca de mostrar para os jovens que uma profissão pode ser pensada, planejada e estruturada e como fazer bom uso das oportunidades educativas.

Também de valorizar e apresentar a importância dos trabalhadores para uma sociedade mais igualitária, favorecendo a construção da identidade pessoal de cada um deles, de maneira alinhada com seus projetos de vida”, explica a superintendente do Praça Nova, Marta de Vitto.

Pré-cadastros para as próximas turmas podem ser realizados enviando informações para o e-mail marketing@pracanovaaracatuba.com.br

Nenhuma postagem para exibir