Morre em Araçatuba o ex-deputado estadual Franco Baruselli

Na Assembleia Legislativa, foi colega de Geraldo Alckmin, Aloysio Nunes Ferreira e vários outros nomes de destaque da política paulista.

Morreu na sexta-feira (24), em Araçatuba (SP), o ex-deputado e ex-secretário de Descentralização e Participação, Franco Baruselli. Nascido em 1931, na pequena cidade de Cerveno, na região da Lombardia, na Itália, Formou-se em filosofia em Turim e no fim da década de 1950 veio para o Brasil, lecionando na Toledo e também na Fundação de Ensino de Penápolis.

Foi também criador do Centro de Treinamento Agrícola (CTA), do Centro de Treinamento Industrial (CTI) e do Centro de Treinamento em Pecuária (CTP). Posteriormente, criou o Instituto Noroestino de trabalho em Educação e Cultura (Intec). Todos voltados à formação de mão-de-obra.

No início da década de 1970, por causa do regime militar, voltou à Itália, e, depois, retornou ao Brasil. Filiado ao MDB, elegeu-se deputado estadual em 1978, assumindo a liderança política na região Noroeste. Reeleito em 1982, Baruselli assumiu a Secretaria Extraordinária de Descentralização e Participação.

Em 1986, quando Orestes Quércia se elegeu governador, Baruselli dirigiu a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). Na Assembleia Legislativa, foi colega de Geraldo Alckmin, Aloysio Nunes Ferreira e vários outros nomes de destaque da política paulista.

O corpo de Franco Baruselli foi cremado.

Nenhuma postagem para exibir