Eventos em Araçatuba marcam o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Toda escola municipal está recebendo um laço azul com a identificação da proposta, para ser fixado em área externa da Escola, voltado para a rua.

Amanhã, 2 de abril, é comemorado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. No Brasil, a data é celebrada com palestras e eventos públicos que ocorrem por várias cidades brasileiras. Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data tem o objetivo de difundir informações e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Vários pontos turísticos do país, por exemplo, são iluminados de azul, cor que simboliza o Autismo. Em Araçatuba (SP), haverá um encontro de mães, pais, familiares e amigos dos autistas na praça Rui Barbosa. O evento será a partir das 9h.

Para chamar a atenção da sociedade para o Transtorno do Espectro do Autismo, a Secretaria Municipal de Educação vai promover uma série de ações envolvendo a comunidade escolar e a sociedade em torno dessa reflexão. Toda escola municipal está recebendo um laço azul com a identificação da proposta, para ser fixado em área externa da Escola, voltado para a rua.

Serão sinalizados os espaços oficiais (escolas municipais, secretarias, prefeitura) os ônibus do transporte escolar com o símbolo escolhido para representar o autismo (o laço azul). As escolas também receberão uma arte para impressão colorida de botons, a serem usados durante a semana de 04 a 08 de abril, extensivo àquelas que desejarem.

#AutistaEmTodoLugar

As postagens voltadas ao tema usarão hashtag #AutistaEmTodoLugarEducacaoAraçatuba com fotos de ações dos alunos em atividades alusivas e textos informativos com o objetivo de gerar conhecimento e diminuir a discriminação, preconceito, apoiando as famílias, educadores e cuidadores da nossa comunidade escolar.

Também serão escritas mensagens nos vidros dos veículos oficiais e dos servidores que desejarem, com o texto: #AutistaEmTodoLugarEducacaoAraçatuba. A frase remete ao tema da campanha nacional de 2022, que é “Lugar de autista é em todo lugar”, com a hashtag #AutistaEmTodoLugar, tema escolhido em votação popular que está em destaque no cartaz oficial estrelado por André, personagem autista da Turma da Mônica.

Ainda durante o mês de abril, outras ações específicas com a temática serão realizadas para expressar engajamento na causa da conscientização sobre o autismo e demonstrar a inclusão social por meio do acolhimento aos autistas e seus familiares.

Shopping

No Shopping Praça Nova Araçatuba fachada será iluminada na cor azul, que simboliza o autismo e promoverá algumas atividades exclusivas com famílias de autistas. A primeira será hoje (1º/04), das 10h às 11h, numa sessão no “Escorregador Iluminado”.

O shopping receberá os autistas atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e pelo Projeto Te Ajudo. Outras crianças com Transtorno do Espectro Autista podem brincar fazendo agendamento por meio do telefone (18) 3607 6000 ou e-mail: marketing@pracanovaaracatuba.com.br.

Todas as crianças devem estar acompanhadas pelos seus responsáveis. No mesmo dia haverá distribuição de pipoca e brindes para as famílias.

Amanhã, às 11h, é a vez do “#Autista em todo lugar no Cineflix”, uma sessão especial de cinema, com o ambiente todo adequado para pessoas com autismo. O evento é aberto e gratuito a qualquer autista e o acompanhante paga apenas meia-entrada.

Nenhuma postagem para exibir