UBSs de Araçatuba passam a fazer exame PCR

Cidade também registrou primeira morte do ano por Covid-19

Paciente faz teste RT-PCR - Foto: Redes Sociais

A partir de hoje, as Unidades Básicas de Saúde de Araçatuba, que já fazem o atendimento de pessoas com sintomas leves de gripe, passarão também a fazer o exame RT-PCR (conhecido como teste do cotonete – swab nasal), que  detecta o material genético do vírus, indicado para diagnóstico na fase aguda da covid-19.

A intenção é agilizar e evitar filas nos pontos de coleta, que hoje são o Hospital Municipal e o Pronto-Socorro. Os exames serão realizados das 8h às 18h nas unidades, incluindo a UBS Taveira.

Já nas UBSs localizadas nas outras áreas rurais, como Jacutinga, Prata e Água Limpa, os horários será das 7h às 13h.

Vale lembrar que o hospital municipal de Araçatuba (antigo Hospital da Mulher) foi reaberto e está atendendo crianças e adultos com sintomas leves de gripe (tosse, espirros, coriza). O local havia sido preparado para receber pacientes com covid-19 no período mais intenso da pandemia.

Agora, com aumento de casos da doença, o hospital foi reaberto para atender de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h, e aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h. Quem precisar de atendimento em outros horários ou estiver com sintomas respiratórios graves, deve se dirigir ao PS municipal.

Morte

Na sexta-feira (14), foi registrada a primeira morte por Covid-19 em Araçatuba em 2022: foi um homem de 74 anos, que havia tomado duas doses de vacina.

A morte anterior havia sido registrada no dia 14 de dezembro. Atualmente, o município contabiliza 31.169 casos positivos e 881 mortes por covid-19 desde o início da pandemia.

Nenhuma postagem para exibir