Araçatuba vai dispor teleconsultas para pacientes com sintomas leves de gripe

O sistema começa na próxima segunda-feira (17)

Consultas online para sintomas leves de gripe - Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Araçatuba (SP) vai começar, na próxima segunda-feira (dia 17), o sistema de teleconsulta para pacientes com sintomas leves de gripe. O agendamento deve ser realizado por meio do número do Alô Saúde – 0800 770 5816. Depois de agendado, o paciente será atendido pelo médico, que vai passar orientações relacionadas ao estado clínico, direcionar para coleta de exames para detectar Covid-19, emissão de atestado, para atendimento presencial ou, conforme a gravidade, acionar o SAMU.

O atendimento médico por teleconsulta será de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Segundo a Secretária de Saúde, Carmem Guariente, o objetivo é evitar filas e diminuir a circulação de pessoas com sintomas gripais.

Também a partir da próxima segunda-feira, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Araçatuba, que já fazem o atendimento de pessoas com sintomas leves de gripe, passarão também a fazer o exame RT-PCR. A intenção é agilizar e evitar filas nos pontos de coleta, que hoje são o Hospital Municipal e o pronto-socorro. Os exames serão realizados das 8h às 18h nas unidades, incluindo a UBS Taveira. Já nas UBSs localizadas nas outras áreas rurais, como Jacutinga, Prata e Água Limpa, os horários serão das 7h às 13h.

Hospital Municipal

O Hospital Municipal de Araçatuba (antigo Hospital da Mulher) foi reaberto e está atendendo crianças e adultos com sintomas leves de gripe (tosse, espirros, coriza). O local havia sido preparado para receber pacientes com Covid-19 no período mais intenso da pandemia.

Agora, com aumento de casos da doença, o hospital foi reaberto para atender de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h, e aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h. Quem precisar de atendimento em outros horários ou estiver com sintomas respiratórios graves, deve se dirigir ao Pronto Socorro Municipal.

Ontem (12), foram registradas 158 novas contaminações pelo coronavírus. Atualmente, Araçatuba contabiliza 30.905 casos positivos e 880 mortes por Covid-19 desde o início da pandemia.

Nenhuma postagem para exibir