Reservatórios de Três Irmãos e Ilha Solteira, da região de Araçatuba, são os únicos com volume útil de 0%

Os reservatórios estão em baixa desde a redução do volume de chuvas em dezembro do ano passado

Foto do reservatório de Ilha Solteira - Foto: Divulgação

O volume de chuva que caiu na região de Araçatuba (SP) em dezembro do ano passado e nos primeiros dias deste ano contrasta com a situação dos reservatórios de Ilha Solteira (Rio Paraná) e Três Irmãos (Rio Tietê), importantes para a navegabilidade da Hidrovia Tietê-Paraná. Enquanto a maioria dos reservatórios dos rios Grande e Paranaíba está com volume útil acima de 50%, nos dois reservatórios da região ainda é de 0%.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) as previsões de chuvas tendem a aumentar os níveis de armazenagem no subsistema Sudeste e Centro-Oeste. Neste subsistema estão os reservatórios das principais usinas hidrelétricas do país. No Rio Tietê são 11 reservatórios, sendo que seis estão com volume útil acima de 50%, quatro acima de 30% e só Três Irmãos com 0%. O Rio Paraná tem cinco reservatórios; destes, quatro estão com volume acima de 50% e só Ilha Solteira está com 0%.

O nível médio dos dois reservatórios é de 326 metros acima do nível do mar; mas ambos estão abaixo de 320 metros. Há pontos em que o rio recuou quase 200 metros.

Nenhuma postagem para exibir