Parceria entre Sicredi e poder público evita a contaminação da água em Birigui

Iniciativa já retirou de circulação mais de seis mil litros de óleo

A Secretaria de Educação de Birigui, em parceria com a cooperativa de crédito Sicredi Alta Noroeste SP, está realizando o projeto “Óleo das Abelhas”. Na ação, durante o ano passado, foram retirados 6.087 litros de óleo de cozinha e de gordura animal do meio ambiente. Isso equivale a mais de 152 milhões de litros de água não contaminados na cidade.

O projeto começou em 2019 e foi retomado em agosto de 2021. Em apenas cinco meses, arrecadou todo esse montante. Ao todo, nove mil alunos foram engajados em 25 unidades escolares da rede municipal de educação. As escolas contam com tambores adequados para o descarte do produto para reciclagem. O óleo é vendido para a empresa coletora e o recurso, revertido para as próprias escolas.

A motivação para o projeto veio com o programa “A união faz a vida”, do Sicredi, implantado na rede municipal de ensino e oferecendo formação continuada para educadores e gestores escolares. A empresa Adn Bio passou a apoiar o projeto, realizando a logística reversa do óleo e atividades extras em benefício das escolas.

Nenhuma postagem para exibir