Veja o vídeo | Sem avisar, Transerp muda sinalização e multa motoristas na Nove de Julho

Alteração viária passa a valer a partir desta segunda-feira, dia 25 de novembro; população reclama da falta de aviso

A Transerp iniciou, a partir desta segunda-feira (25), mudanças na sinalização viária da avenida Nove de Julho. Sem qualquer aviso prévio, a empresa começou inclusive a multar os motoristas que estacionam nos locais onde antes podia-se estacional e que foram proibidos nesta segunda. A medida causou repercussão a motoristas que foram multados na manha desta segunda.

Continua depois da publicidade

Fabiano Valadares, 32, foi um desses motoristas. Ele trabalha na avenida e costuma deixar o carro no canteiro central, nas proximidades da diretoria de ensino, e foi surpreendido com a multa quando voltou ao local para pegar o veículo. “Já tem cinco anos que trabalho aqui e, como chego cedo, sempre deixo o carro no conteiro central. Resolveram multar de um dia para o outro”, contou. 

O comerciante Antonio Ribas, 46, foi outro a reclamar. “Que precisa mudar, precisa mesmo. Mas não dá pra fazer de uma vez, sem avisar ninguém. Atrapalha inclusive os nossos clientes”, disse.

Segundo a prefeitura, as mudanças ocorreram no trecho entre as avenidas Santa Luzia e Presidente Vargas. O projeto, segundo a prefeitura, “consiste na proibição de estacionamento em trechos do canteiro central defronte aos pontos de ônibus na avenida Nove de Julho, criando um “by-pass” (contorno) para que os veículos possam fazer a ultrapassagem dos ônibus enquanto este estiver realizando o embarque ou desembarque de passageiros”.

Além disso, serão proibidas as conversões nos retornos do canteiro central da avenida, devendo os condutores utilizarem as alças de retorno pelas ruas paralelas à Nove de Julho.

Mudança

De acordo com a prefeitura, os condutores que saem da região Central no sentido bairro, terão que entrar nas ruas perpendiculares, acessar a rua João Penteado e voltar à perpendicular para atravessar a avenida Nove de Julho. Já no sentido contrário, quem vai para região Central, deverá utilizar a rua Quintino Bocaiúva como alça de acesso para fazer as conversões na avenida Nove de Julho.

“Além desta nova sinalização, a equipe do Departamento de Trânsito da Transerp renovará as faixas de pedestres, retenções, vagas para motocicletas, especiais para idosos e deficientes ao longo deste trecho da avenida, trazendo maior fluidez ao trânsito e segurança para os pedestres nas travessias”, disse o superintendente da Transerp, Antonio Carlos de Oliveira Junior.

A Transerp foi procurada, por e-mail, mas não comentou a questão da mudança, feita sem aviso prévio, nem se iria cancelar as multas ou mesmo se agentes de trânsito orientaram os motoristas sobre a modificação.