RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Ribeirão receberá verba milionária para combater desperdício de água

Segundo a prefeitura, cidade contará com recursos de R$ 115,46 milhões para investimentos no setor; hoje, desperdício chega a 56% da água captada.

Imagem ilustrativa de operários do Daerp trabalhando em obra - Foto: Divulgação.

Ribeirão Preto é uma das sete cidades do Estado de São Paulo e uma das 39 do país contempladas pelo Ministério das Cidades com investimentos para ações de redução e controle de perdas de água. A cidade contará com recursos de R$ 115,46 milhões para esse destino. Hoje, a cidade desperdiça, seja por falhas na rede ou desvio, cerca de 56% da água captada.

O projeto de setorização proposto pela Prefeitura garantirá a redução de perdas da água produzida nos 116 poços em operação. Com a implantação da setorização, todo o sistema de abastecimento será feito dos poços para os reservatórios e dos reservatórios para as redes de abastecimento. Isso permitirá a redução de vazamentos e uma distribuição eficiente. Para tanto, serão construídos 10 novos poços, 17 reservatórios com capacidade total de 23 milhões de litros de água, 68 quilômetros de redes adutoras e de distribuição, além da implantação de válvulas de corte para a criação dos setores de abastecimento.

A expectativa é que a percentagem de desperdício seja diminuída para 30%. “A universalização do sistema de saneamento básico em Ribeirão Preto levará a cidade a ser a primeira do país no ranking do saneamento, a partir de 2020”, afirma o prefeito Duarte Nogueira. 

Dados

De acordo com o ranking apresentado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) até 2019, Ribeirão Preto encontra-se em 13º lugar entre os 39 municípios de grande porte com melhor saneamento básico no país. O levantamento foi realizado em cidades com mais de 100 mil habitantes, na categoria “Rumo à universalização”.

A média geral do Brasil foi de 496,05 pontos, ou seja, Ribeirão Preto obteve um resultado superior ao dos outros municípios, alcançando um total de 497,40 pontos (abastecimento de água: 99,40, coleta de esgoto: 98,00, tratamento de esgoto: 100,00, coleta de resíduos sólidos: 100,00 e destinação adequada de resíduos sólidos: 100,00).

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS