Ribeirão integra elite do turismo brasileiro, aponta levantamento do governo federal

Lista foi divulgada pelo Ministério do Turismo; setor gera mais de 13 mil empregos na cidade

Vista noturna de Ribeirão Preto - Foto: Divulgação

A cidade de Ribeirão Preto está classificada com a letra “A” no Mapa do Turismo Brasileiro. Vale ressaltar que é a única com essa classificação na região norte do Estado e na Região Turística. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Turismo. O estado de São Paulo tem 11 municípios classificados como “A”, entre eles Ribeirão.

O Mapa é um instrumento de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do turismo regional, que subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística de cada município.

De acordo com o levantamento do Mapa de 2017, 23% (740) dos municípios estão nas categorias “A”, “B” e “C”. Esses municípios concentram 93% do fluxo de turistas domésticos e 100% do fluxo internacional. Os demais 2.545 municípios figuram nas categorias ‘D’ e ‘E’.

Dados

Através do Mapa do Turismo, Ribeirão Preto se apresenta como um destino turístico bem estruturado, capaz de induzir a expansão regional do setor. A cidade concentra 13.802 ocupações formais ligadas à atividade do turismo, o que representa uma média de 6,49% dos trabalhadores empregados na cidade no setor, enquanto a média nacional é 5,38% e no Estado é de 4,95%.

Para se classificar, além da infraestrutura turística, o município precisa possuir órgão responsável pela pasta de turismo e destinar dotação para o turismo na lei orçamentária anual vigente. Além disso, deve apresentar um termo de compromisso assinado pelo prefeito municipal e pelo dirigente responsável pela pasta de turismo e aderir de forma espontânea e formal ao Programa de Regionalização do Turismo e à Região Turística além de possuir Conselho de Turismo do município.