Prefeitura prorroga regras de isolamento social até o dia 22 de abril em Ribeirão Preto

Decisão foi tomada em reunião por videoconferência com representantes da sociedade civil na última sexta-feira (3)

0
Foto: Alexandre de Azevedo

Após reunião de mais de duas horas de duração, por videoconferência, com a participação de autoridades sanitárias e representantes de todos os segmentos da sociedade civil organizada, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, anunciou que as medidas de isolamento social adotadas na cidade por meio do Decreto nº 76 serão prorrogadas até o dia 22 de abril, sem nenhuma alteração nos regimes de permissão e restrição de funcionamento de estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços vigentes no município. A decisão será publicada em novo decreto nesta segunda-feira (6), no Diário Oficial do Município.

“Todos temos uma responsabilidade muito grande neste momento, no sentido de tomarmos decisões que estão salvando vidas, responsabilidade esta que deve ser acompanhada de colaboração e compreensão”, disse o chefe do Executivo.

Foto: Alexandre de Azevedo

O prefeito ainda reforçou, em virtude da proximidade da Semana Santa, que os estabelecimentos comerciais que possuam alvará para venda de produtos alimentícios, principalmente os que comercializam ovos de Páscoa e produtos de chocolate, poderão exercer suas funções de venda, desde que cumpridas as exigências do decreto 76, de não permitir consumo no local.

“Também é importante ressaltar que suspendemos o corte de água e a cobrança da tarifa social por 60 dias, a CPFL suspendeu cortes de luz por 90 dias, suspendemos os aluguéis dos permissionários da prefeitura por 90 dias e suspendemos todos os protestos da Secretaria da Fazenda contra devedores do município”, concluiu Nogueira.

Os especialistas da área da saúde participantes da reunião, entre eles o secretário Sandro Scarpelini, o superintendente do Hospital das Clínicas,  Benedito Maciel, o diretor de Vigilância de Saúde do HC, Antônio Pazin Filho,  o dr. Fabrício de Freitas, da DRS-13, Nilton Gilmar Nessi – presidente Conselho Municipal de Saúde e Rodrigo Stabeli, da Fiocruz, foram unânimes em defender a manutenção do isolamento social, sob pena de a Covid-19 avançar ainda mais na cidade antes que o sistema de saúde seja capaz de atender adequadamente toda a demanda.

O boletim epidemiológico da cidade divulgado na última sexta-feira (3) registrou 88 casos confirmados da doença, além de 627 notificações por suspeita de Covid-19 em Ribeirão Preto até o momento.