Espião eletrônico: nova Área Azul terá carro equipado com câmeras para fiscalização

Veículos usam leitor óptico de caracteres para identificar infrações sem a necessidade de um agente de trânsito

0
Veículo de fiscalização da Área Azul usado em Americana - Foto: Reprodução

O projeto de reestruturação e expansão da Área Azul de Ribeirão Preto, licitado pela Transerp, prevê, além da instalação de parquímetros, uma nova modalidade de fiscalização no estacionamento rotativo da cidade: o espião eletrônico! São carros, equipados com câmeras inteligentes, para fiscalização do pagamento de tarifa.

Já utilizado largamente em outras cidades, o veículo usa a tecnologia OCR (leitor óptico de caracteres) para cruzar informações das placas dos carros estacionados com o banco de dados do sistema de cobrança. Dessa forma, a infração é detectada automaticamente, gerando as autuações sem a necessidade de um agente de trânsito.

O edital publicado pela empresa estatal de Ribeirão Preto prevê que a empresa contratada forneça três espiões eletrônicos para o sistema.

Acirp comemora

A Acirp (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto) considerou o modelo proposto pela Transerp como positivo para o comércio da cidade. Segundo o coordenador jurídico da entidade, Igor Lupino, uma comissão de comerciantes vinha acompanhando o tema.

“Do ponto de vista de modernização e da forma como será feito, a proposta atende aos anseios da associação. É um pleito antigo, que agora está sendo contemplado e vai ampliar o acesso dos consumidores ao comércio”, analisa.

Sobre a expansão da cobrança de tarifa para outros corredores comerciais, Lupino também considerou positiva para os lojistas. “Toda mudança causa impactos, mas como se trata de algo pedido pelos comerciantes, eu acredito que isso será superado”, completou.