Decreto mantém Ribeirão na fase emergencial, mas libera escolas a partir de 5 de abril

Medidas foram anunciadas em coletiva nesta terça; cidade confirmou 24 novas mortes hoje

Prefeito Duarte Nogueira durante entrevista coletiva - Foto: Gleice Lira

A Prefeitura de Ribeirão Preto anunciou, nesta terça-feira (30), a prorrogação do decreto que colocou a cidade na fase emergencial. Com isso, a situação permanece a mesma, com a continuidade das restrições imposta pelo governador João Doria (PSDB). Amedidas valem até o dia 11 de abril.

A Prefeitura confirmou, durante a coletiva mais 514 casos de Covid-19 e 24 novas mortes em decorrência da doença. No total, são 61.918 casos da doença e 1.519 mortes.

A grande novidade é que as escolas particulares, assim como cursos extracurriculares, podem funcionar a partir do dia 5 de abril. “Se as pessoas não adotarem a prática das medidas de contenção do Covid, vamos ficar enxugando gelo”, afirmou o prefeito Duarte Nogueira (PSDB), em tom severo, durante live realizada nesta terça.

Ele informou ainda que a situação será reavaliada em duas semanas. “Infelizmente, não é uma situação apenas de Ribeirão Preto. Teremos que adotar medidas duras contra o avanço da doença”, disse, durante coletiva.

Lockdown e condomínios

Nos dois próximos finais de semana, das 20h do sábado às 5h do domingo, a cidade permanece em lockdown, com fechamento de setores essenciais e emergencias. Apenas instituições de saúde, do trânsito e o transporte coletivo podem permanecer abertos nesse período.

Outra novidade é a regulamentação das restrições em condomínios nos quais dos moradores tenham propriedade da chamada fração ideal do espaço, as chamadas áreas comuns. O decreto deixa claro que fica dos condôminos a regulamentação de uso das áreas comuns, como piscinas e academias. Cabe à administradora impedir as aglomerações.

Já em casos de loteamentos e os chamados condomínios fechados, nas quais os moradores não são donos dessas frações ideais, a aplicação das regras são obrigatórias.

Nenhuma postagem para exibir