Notícias

PROCON-RP divulga dicas para que o consumidor não seja lesado na compra de ovos de páscoa

10 Mar 2016

O Procon Ribeirão Preto está divulgando algumas dicas que devem ser observadas na hora da compra de ovos de páscoa. A aquisição exige vários cuidados. Mas o principal deles é o de que o ovo de chocolate deve apresentar, de forma clara, a indicação do peso líquido na embalagem. “Porém, como em qualquer produto acondicionado, é importante lembrar que esta indicação deve referir-se somente ao peso do produto (neste caso, do chocolate), desconsiderando-se o valor da embalagem e dos brindes, caso existam”, diz Paulo Garde, coordenador do Procon de Ribeirão Preto.

Segundo o Procon, os preços dos ovos de Páscoa têm que ser mostrados de forma clara e concisa. Pode ser mostrado individualmente ou em tabelas ao lado dos produtos. “Mas o consumidor deve estar atento à relação preço e peso”, ressalta Garde. Outro item a ser checado, segundo Garde, são os brindes. “Quando anexados às embalagens, precisam conter todas as informações previstas, como prazo de validade, registro nos órgãos competentes e, no caso de brinquedos, a indicação da faixa etária a que se destinam, acompanhada da marca de conformidade do Inmetro, que garante a qualidade do brinquedo e a segurança das crianças”, pondera.

O Procon lembra também que em relação à numeração que os ovos de Páscoa possuem, o Ipem adverte que elas servem apenas como referência, ou seja, não se pode dizer que um produto com numeração maior pesa mais, pois cada marca adota uma escala diferenciada de tamanho. “Cabe ao consumidor, portanto, ficar atento à indicação do peso líquido do ovo de chocolate”, adverte.

Caso o consumidor tenha dúvidas ou suspeite de irregularidades, pode entrar em contato com Procon Ribeirão Preto pelo telefone 151; via WhatsApp: (16) 988752783; ou pela página do Procon Ribeirão Preto no Facebook.